Norte de SC apresenta pauta de reivindicações ao Secretário da Agricultura
Nesta sexta-feira (1°), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), se reunirá com representantes de sindicatos rurais da região Sul do Estado para debater os assuntos de maior relevância dentro da cadeia produtiva que estiveram em destaque no primeiro trimestre do ano. O encontro faz parte da programação da 37ª Exporã, que acontece até dia 3 de abril em Ponta Porã. Estará presente o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, o diretor secretário da Famasul, Dácio Queiroz, e o assessor de meio ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Nelson Ananias.
A reunião irá levar aos representantes da classe produtora informações atualizadas com relação às novas regras que serão implementadas na Zona de Alta Vigilância (ZAV) após o reconhecimento da área como livre da aftosa com vacinação. Também serão repassados um levantamento dos principais municípios afetados com as chuvas e dados referentes às perdas na safra de grãos. “Como a região tem uma produtividade expressiva e essa é a primeira exposição agropecuária do ano aqui no Estado, vamos aproveitar a oportunidade para debater os assuntos de grande relevância para o setor”, considerou Dácio Queiroz.
O encontro com os sindicatos rurais está marcado para sexta-feira (1º), às 8h30, no Parque de Exposições de Ponta Porã, e logo em seguida, às 9h, o assessor de meio ambiente da CNA, Nelson Ananias, fará uma palestra sobre as alterações do Código Florestal.
Status único
Os procedimentos de vigilância sanitária executados nas áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul sofreram alteração no dia 22 de maio, quando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou uma instrução normativa oficializando o reconhecimento de zona livre de aftosa com vacinação dado pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) no dia 4 de fevereiro. O Estado passou a ter um status único de classificação, o que fazendas da região libera para a exportação de carne. Nesta terça-feira (29), a Iagro publicou uma portaria regulamentando os procedimentos de vigilância sanitária na região. De acordo com o documento, a identificação individual de bovídeos e pequenos ruminantes continua sendo obrigatória em todas as propriedades localizadas nas áreas dos municípios que compõem a ZAV.
Graziela Reis
Sato Comunicação
(67) 3320-9728
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura