PR Safra 2024/25: iniciou a colheita segunda safra de feijão

Apesar das chuvas recentes, técnicos de campo já estimam perdas na cultura

08.04.2025 | 14:56 (UTC -3)
Revista Cultivar

A colheita da segunda safra de feijão teve início no Estado do Paraná, com os produtores preocupados com os preços, principalmente do feijão preto, que registrou uma queda significativa. Além disso, apesar das chuvas recentes, os técnicos de campo já estimam perdas na cultura, com impacto no rendimento da produção. As informações são do Departamento de Economia Rural (Deral).

No milho de segunda safra, alguns produtores decidiram seguir com o plantio fora do zoneamento, assumindo os riscos da situação. A parte das lavouras que está começando a floração apresenta boas condições de desenvolvimento, favorecida pelas precipitações das últimas semanas.

No entanto, outra parcela das lavouras, já na fase de frutificação, sofre com a irregularidade das chuvas. As precipitações não têm sido suficientes para atender às necessidades da cultura, resultando em perdas irreversíveis na produtividade, que variam conforme o tempo de plantio.

Além disso, a falta de chuvas de forma regular em algumas regiões agrava a situação, forçando os produtores a adotar manejos adequados para o controle de pragas como pulgões e cigarrinhas.

Quanto ao trigo, os produtores do estado começam os trabalhos de preparo do solo para a semeadura, que inicia em abril. Contudo, a forte redução na área destinada à cultura é considerada quase irreversível nesta safra.

O aumento dos custos com taxas de seguro e a diminuição da cobertura por intempéries são apontados como motivos para a conversão dessas áreas em forrageiras, como mix e solteiras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025