PR Safra 2024/25: culturas de inverno ganham ritmo no estado

Trigo ocupa 2% da área estimada e cevada atinge 4%, marcando o início das atividades de inverno

24.04.2025 | 14:46 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Deral
Foto: Jaelson Lucas
Foto: Jaelson Lucas

Com o encerramento da colheita de grãos de verão no Paraná, os agricultores do estado já iniciaram o plantio das culturas de inverno. A semeadura do trigo, que atualmente cobre 2% da área estimada, deve ganhar ritmo nas próximas semanas, após um início mais lento na semana passada. Já a cevada está com 4% da área plantada, de acordo com o boletim semanal de Condições do Tempo e Cultivo, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), com dados referentes ao período de 15 a 22 de abril.

Entre as lavouras perenes, a colheita do café também já começou em algumas regiões, com boas expectativas para a safra. Até o momento, cerca de 3% da área cultivada foi colhida. As boas condições de insolação das últimas semanas têm favorecido o processo de maturação.

Pragas e estiagem preocupam produtores

No milho segunda safra, que já teve 100% da área plantada, a baixa precipitação tem impactado o desenvolvimento das lavouras, principalmente daquelas semeadas entre o final de janeiro e início de fevereiro. Apesar das perdas pontuais, cerca de 60% das áreas ainda apresentam boas condições.

A situação é semelhante nas lavouras de feijão segunda safra. Com 100% da área plantada e 9% já colhida, os agricultores têm observado grãos de porte reduzido, folhas menores e entrenós mais curtos. A produtividade nas áreas já colhidas tem variado bastante, com rendimentos abaixo do esperado em algumas regiões.

A colheita da batata segunda safra alcança 36% da área, enquanto o plantio chegou a 93%. As lavouras mais tardias apresentam bom estande, sem registros de pragas ou doenças. No entanto, os produtores relatam insatisfação com os preços praticados no mercado.

No caso do milho primeira safra, a colheita já chega a 98% da área cultivada, enquanto a soja primeira safra está com 100% da colheita finalizada. A produtividade da segunda safra de soja, por sua vez, dependerá da recuperação das plantas com a retomada das chuvas.

O boletim também aponta problemas em lavouras de tomate segunda safra, onde o ataque de pragas obrigou produtores a realizarem o arranquio das plantas e o replantio com variedades mais resistentes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025