PR Safra 2024/25: área a ser ocupada pelo trigo recua 20%

Na soja, o cenário é positivo, com o dólar valorizado e a expectativa de redução da área plantada nos EUA

04.04.2025 | 16:01 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Deral
Foto: Gilson Abreu
Foto: Gilson Abreu

Com a colheita da safra 2024/25 de soja praticamente finalizada no Paraná, os produtores já se preparam para o próximo ciclo, que começa em setembro. O cenário é positivo, com o dólar valorizado e a expectativa de redução da área plantada nos EUA, o que deve manter os preços atrativos no mercado interno, mesmo com a queda nas cotações internacionais. A menor oferta de soja também contribui para prêmios mais altos nos portos.

Em contraste, o trigo segue em retração. O plantio começou em abril, mas a estimativa inicial aponta queda de 20% na área cultivada no estado, que deve ser a menor desde 2012. O avanço de soja e milho, além das dificuldades climáticas e mudanças no seguro rural, explicam o desinteresse, mesmo com a valorização de 24% nos preços em relação a março de 2024.

Na fruticultura, o caqui teve destaque. Apesar da queda de mais de 50% na área e na produção nos últimos dez anos no Paraná, os preços subiram 51,1% em março na comparação com 2024, chegando a R$ 148,11 por caixa de 20 kg. O estado responde por 3,9% da produção nacional e tem como principais polos os municípios de Arapoti, Bocaiúva do Sul e Porto Amazonas. No entanto, o clima instável pode antecipar a colheita e manter a tendência de retração.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025