PR entrega 2,5 mil tratores em um ano e três meses

14.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

O governador do Paraná, Roberto Requião, pretende acelerar a mecanização da pequena e média propriedade da Agricultura Familiar. Para isso, desafiou a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e demais integrantes do programa Trator Solidário, como bancos e montadora, a entregar oito mil tratores até o final de 2010. Com isso, a meta de entregar quatro mil tratores até 2010 foi duplicada.

Requião dobrou a meta em função do sucesso do programa junto ao pequeno produtor rural. Em um ano e três meses de programa, já foram entregues 2,5 mil tratores, dos quais 2,3 mil foram financiados pelo Banco do Brasil. Em evento realizado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento na Escola de Governo desta terça-feira (13) foi assinado o contrato de número 2.500 do programa Trator Solidário.

Outra atração da Escola de Governo apresentada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, foi o lançamento oficial do Show Rural de Tecnologia, que será realizado em Cascavel entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Trata-se do maior evento de demonstração de tecnologia para o pequeno, médio e grande produtor rural, realizado no Sul do País.

Para comemorar a assinatura do contrato 2.500 do programa Trator Solidário, compareceram o vice-presidente da Fiat no Brasil, Valentino Rizzioli, o presidente do Banco do Brasil no Paraná, Danilo Angst e do vice-presidente da Case New Holland para a América Latina, Francesco Pallaro. O lançamento do Show Rural, de Cascavel, foi feito pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e pelo prefeito de Cascavel, Edgard Bueno.

Em relação à meta proposta pelo governador, os representantes dos órgãos envolvidos com o programa Trator Solidário, como Banco do Brasil, Case New Holland e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento disseram que irão se empenhar para atender essa nova demanda.

Os beneficiários do trator número 2.500, entregue pelo governo do Paraná, são os irmãos Vanderlei e José Felipus, que adquiriram o equipamento em conjunto com o pai e o cunhado. A propriedade da família fica no Assentamento São Francisco de Assis, em Cascavel, onde a Copel assentou os produtores desabrigados da área inundada para formação da represa de Salto Caxias.

Os irmãos Felipus estavam emocionados na Escola de Governo. Segundo Vanderlei, não fosse esse programa do governo, que propiciou a compra do equipamento com juros baratos e prazo bastante longo, não seria possível essa aquisição por conta própria. “Foi a melhor coisa que nos aconteceu. E o mais importante é evitar de pagar horas a terceiros, que é muito caro para a Agricultura Familiar”, disse.

Segundo o secretário Valter Bianchini, o desafio de entregar quatro mil tratores até 2010 será cumprido ainda em 2009. Segundo ele, hoje entre 30% e 35% do movimento de venda de tratores no Paraná está sendo turbinado pelo programa Trator Solidário, que pode chegar a 40% ou 45% das vendas da montadora, disse o secretário. “Esse programa, além de beneficiar os agricultores familiares no campo, ainda ajuda a manter os empregos na cidade nesse momento de crise”, salientou.

Entre o programa Trator Solidário, do governo do Paraná, e o Trator Popular, do governo federal que seguiu modelo do programa paranaense, a expectativa é que 60% do movimento de vendas da Case New Holland seja atribuído à demanda criada por esses dois programas.

O programa propicia a compra de tratores de 75 e 55 CV de potência, que são financiados pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a juros que variam até 5,5% ao ano e prazo de pagamento em até 10 anos. O financiamento é feito em equivalência-produto, com o aval da Agência de Fomento, que garante prestações baixas ao agricultor familiar do início até o fim do financiamento.

SHOW RURAL - Na Escola de Governo, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, entregaram o convite oficial do Show Rural ao governador Roberto Requião. Essa será a 21ª exposição e apresentação de tecnologias que já se tornou referência no Sul do País.

São 325 empresas reunidas numa área de 60 hectares que participam com cerca de cinco mil demonstrações de tecnologia ao produtor. No ano passado, o evento alcançou um recorde de público com a atração de 180 mil pessoas. Para o governador Requião, o governo do Estado tem um carinho especial com o Show Rural, porque o Iapar e Emater estão investindo tudo o que é possível para aumentar a qualidade da produção e esse esforço é demonstrado no evento, disse. Destacou que a diretriz da Seab é apoiar toda iniciativa que estimule a transferência de tecnologia.

Requião determinou ainda que seja montada, no Show Rural, uma estrutura para recebimento de propostas de produtores interessados em comprar tratores dentro das regras do programa Trator Popular.

Segundo o secretário Valter Bianchini, o Paraná tem orgulho com esse empreendimento que é “uma vitrine viva com várias alternativas de diversificação da agricultura com ações na área de agricultura orgânica, hidroponia, fruticultura, pecuária, madeira, pequenos mosaicos”.

Bianchini salientou ainda a participação permanente no Show Rural das empresas vinculadas à Seab como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Instituto Emater de Extensão Rural (Emater-PR), que são parceiras à Coopavel na demonstração de alternativas para o agricultor elevar a produtividade, aliada à preocupação com a preservação do meio ambiente. Para reforçar essa preocupação, será apresentado o programa Água Viva, que preserva as nascentes da água.

A elevada produtividade é o que faz o Paraná o maior produtor de alimentos do País, disse Grolli. “Com apenas 2,3% do território nacional, o Paraná é o maior produtor nacional de grãos, apesar da estiagem”, afirmou. Grolli atribuiu às elevadas produtividades no Estado à sinergia entre as empresas públicas e a iniciativa privada, além de um povo empreendedor, cujos reflexos são visíveis no aumento da arrecadação do Paraná, acrescentou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025