Conferencistas de quatro países já confirmados para o Congresso Brasileiro de Fruticultura
Raphael de Campos Castilho é o autor da primeira tese redigida em inglês do Programa de Pós-graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Com o título “Taxonomy of Rhodacaroidea mites (Acari: Mesostigmata)”, a pesquisa teve orientação do professor Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), e foi defendida no último dia 12 de março. Foi conduzida em parte na Universidade de Amsterdam (com colaboração do professor Maurice Sabelis), com a qual a ESALQ tem um memorando de entendimento para a condução de pesquisas conjuntas e intercâmbio de alunos e em colaboração com o pesquisador Bruce Halliday, da CSIRO Ecosystem Sciences, da Austrália.
De acordo com o estudo, os conceitos taxonômicos das famílias pertencentes à Rhodacaroidea são confusos devido às mudanças taxonômicas frequentes ao longo do tempo. Como consequência, torna-se complicada a tarefa de identificar a que família uma determinada espécie deste grupo pertence. “Esses ácaros estudados possuem um potencial muito grande para serem usados como predadores de pragas que ocorrem no solo, como fungus-gnats, nematóides, tripes e outros. Porém, não existiam até o momento ferramentas para identificação desse grupo”, comenta o autor da pesquisa.
Ainda segundo Castilho, estes ácaros são encontrados principalmente no solo e é um dos grupos de ácaros mais encontrados em solos do estado de São Paulo. “Pelo menos uma espécie estudada por nós mostrou potencial como agente de controle biológico contra insetos, nematóides e ácaros pragas que ocorrem no solo”, comenta. Como resultado deste trabalho, um novo gênero e cinco novas espécies de Rhodacaridae, assim como quatro novas espécies de Ologamasidae foram descritas e novos registros de ácaros desse grupo foram estabelecidos.
- O projeto, que teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representa uma significativa contribuição para o conhecimento da taxonomia de Rhodacaroidea, como também facilitará a identificação desse importante grupo de ácaros por pesquisadores de outros países. Dos 8 capítulos da tese, 6 já foram aceitos para publicação ou já foram publicados e, além disso, o autor do trabalho vem recebendo solicitações de pesquisadores de várias partes do mundo para fazer a identificação de ácaros desse grupo. “O fato da tese ter sido escrita em inglês é de extrema relevância para o processo de internacionalização da USP. O que esperamos é que a possibilidade de se desenvolver trabalhos em colaboração com instituições estrangeiras e escrevermos o artigo em inglês possa ser cada vez mais frequente na ESALQ”, conclui o orientador da pesquisa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura