Pós-Graduandos da Unesp visitam propriedades rurais no MS

18.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, alunos da disciplina Cultivo Mínimo, ministrada pelo professor Sérgio Hugo Benez para o Programa de Pós-graduação em Energia na Agricultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus

de Botucatu, visitaram duas fazendas no município de Chapadão do Sul, no Estado do Mato Grosso do Sul.

A viagem, considerada uma importante complementação ao conteúdo da disciplina, é realizada pelo professor Benez há 20 anos e tem o objetivo de atualizar os alunos sobre as principais inovações tecnológicas e a gestão altamente profissional de determinados setores do agronegócio brasileiro.

Neste ano, o grupo de 17 alunos visitou a Fazenda Planalto, pertencente ao Grupo SLC, produtora de soja, milho e algodão e também a Fazenda Padrão, de 7 mil hectares, produtora de sementes e de gado de corte, onde é a feita a

integração lavoura-pecuária. “Nestas duas décadas fica nítida a evolução do setor. Hoje, o uso de agricultura de precisão, piloto automático, GPS são operações normais nas fazendas que visitamos”, relata o professor Benez.

“Uma fazenda com 17 mil hectares utiliza apenas seis tratores para plantar toda essa área. Cada conjunto de trator e semeadora pode plantar 300 hectares por dia. A tecnologia de ponta permite fazer agricultura com pouquíssimos agentes”, completa.

Docente do Departamento de Engenharia Rural da FCA e atual coordenador executivo do câmpus da Unesp de Registro, o professor Benez observa que a pujança do agronegócio brasileiro faz com que o setor produtivo esteja mais atualizado do

que a universidade em relação às tecnologias, o que torna a viagem fundamental para a formação dos alunos.

“O que vemos em fazendas como as que visitamos é uma agricultura moderna com um índice assustadoramente alto de produtividade e aproveitamento de subprodutos. A semente de algodão, os resíduos da limpeza do algodão e da soja, tudo é aproveitado e gera lucro. Essa visita permite que os professores se reciclem e que os alunos tenham uma formação global. Todos nós aprendemos muito”, comenta Benez.

Em 1996, o então aluno de Agronomia Paulo Roberto Arbex fez a viagem com os colegas de disciplina. Hoje, professor da área de mecanização do Departamento de Engenharia Rural da FCA, ele acompanha o professor Benez e os pós-graduandos nas viagens e ressalta a importância dessa experiência para a formação de quem pretende atuar na área.

“Quando era aluno essa viagem mudou minha visão da agricultura. Foi importante ver de perto toda a tecnologia e profissionalismo no setor. Além disso, o estudante percebe que conceitos básicos aprendidos no curso de Agronomia e nas disciplinas da área de Mecanização são aplicados de maneira clara, em grande escala, nessas propriedades”, diz Arbex.

Além da delegação da FCA, 18 pós-graduandos da Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus de Ilha Solteira, também participaram da viagem, acompanhados pelo professor Luiz Malcolm Mano de Mello.

“Essa interação também é muito interessante. Todos se conhecem e há muita troca de experiências e informações entre os pós-graduandos das duas unidades”, analisa o professor Arbex. “Promover esse contato e permitir esse conhecimento

prático da realidade é função da universidade. Atividades como essa deveriam ser mais frequentes nas disciplinas”.

A visita técnica foi custeada pelo Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura da FCA e contou com o apoio logístico da Fundação Chapadão do Sul e da Universidade Federal de Chapadão do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025