Porto de Itajaí cresce 1.494% nos primeiros seis meses de 2025

JBS Terminais assumiu em outubro de 2024 o arrendamento do porto, um dos principais de Santa Catarina

27.08.2025 | 14:09 (UTC -3)
Grasieli Aline de Souza, edição Revista Cultivar
Foto: Diorgenes Pandini
Foto: Diorgenes Pandini

Entre janeiro e junho deste ano, o volume de cargas movimentadas no Porto de Itajaí apresentou um crescimento de 1.494%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação movimentou 1,7 milhão de toneladas de cargas no semestre. A JBS Terminais assumiu recentemente a gestão das áreas unificadas do porto, onde já operava desde outubro do ano passado.

Das cargas movimentadas no Porto de Itajaí, no primeiro semestre deste ano, 85% são de contêineres. No intervalo, foram mais de 180 mil TEUS movimentados, principalmente, com carnes e miudezas comestíveis (22%), madeiras, carvão vegetal e obras de madeira (20%), plásticos e suas obras (7%), alimentos preparados para animais (7%) e máquinas e aparelhos (7%).

As operações de exportação, entre janeiro e junho, cresceram 8.599% comparado com o mesmo período de 2024. A China mantém-se como principal destino dos produtos embarcados, seguida por Estados Unidos, União Europeia e países da América Latina. As exportações refletem a relevância do Brasil no comércio internacional, sustentada por superávits a balança comercial, nos quais commodities como carnes, grãos e celulose desempenham papel central.

A importação cresceu 496%. A composição das importações confirma o papel estratégico do terminal como porta de entrada para insumos essenciais à produção industrial brasileira e ao abastecimento interno, com origens concentradas na China, Estados Unidos, União Europeia e países do Mercosul, especialmente a Argentina.

Novos investimentos

Desde que assumiu a operação do Porto de Itajaí, em outubro de 2024, a JBS Terminais já investiu R$ 130 milhões no terminal, que atende atualmente mais de 1,7 mil clientes. São previstos novos aportes de R$ 90 milhões em tecnologia e infraestrutura. O montante será aplicado na expansão da capacidade de armazenamento e modernização das operações, com a aquisição de novos equipamentos de pátio.

“Nosso desempenho no acumulado do primeiro semestre não só reforça a relevância do Porto de Itajaí na logística do Brasil, mas também a capacidade que tem em atender a demanda crescente do mercado. Podemos agregar muito à composição portuária brasileira e ajudar a impulsionar o comércio internacional”, conclui Aristides Russi Junior, presidente da JBS Terminais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025