Saiba mais sobre o problema e as formas de manejo na ferrugem no cafeeiro
Por meio de uma parceria entre o Projeto de Apoio à Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os sites Portal do Exportador e Vitrine do Exportador serão reformulados. A medida tem por objetivo qualificar ainda mais o atendimento aos exportadores de pequenas e médias empresas, facilitando a navegação e enriquecendo os portais com uma série de informações necessárias ao empresário que pretende atuar no mercado internacional. O PAIIPME é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia.
No Portal do Exportador (www.portaldoexportador.gov.br), as mudanças principais serão para priorizar as informações e serviços à inclusão das micro, pequenas e médias empresas no mercado mundial. O conteúdo do site é composto por mais de mil links de sites do Brasil e do exterior, organizados por assuntos, de forma a facilitar a pesquisa e disponibilizar grande diversidade de informações, além de conter divulgação periódica de notícias sobre comércio exterior e ações de órgãos do Governo. “Nosso objetivo é fazer com que o portal seja o foco dos exportadores. Faremos isso de forma clara e simples”, avalia o Diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Comércio Exterior, Roberto Dantas.
Após as modificações, os interessados navegarão com mais facilidade pelo portal. Além da reformulação técnica e visual do site, mediante o desenvolvimento de uma nova plataforma de informação, será criada uma área específica para a UE, com o objetivo de fornecer informações às empresas que desejarem efetuar negócios com o mercado europeu. No aspecto administrativo do portal, serão realizadas melhorias para a publicação e a manutenção do conteúdo e a formação de inteligência de dados. Outra novidade, de acordo com Roberto, é que após as modificações os interessados também terão informações sobre importações. “Antes, o portal atendia apenas as pessoas que tinham interesse em saber sobre exportações. De agora em diante, também alimentaremos o site com informações sobre importação. O portal torna-se mais completo”, ressalta.
A Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br), que tem como finalidade promover empresas exportadoras brasileiras, também será reestruturado. Passará por uma reconstrução visual, funcional e estrutural, incluindo a divisão do site em três ambientes: um voltado para o exportador brasileiro; um para potenciais exportadores; e outro para consulta de informações. “Vamos transformar a Vitrine em um catálogo de referência para os exportadores. Sendo assim, há necessidade de realizar melhorias nas funcionalidades do site”, observa Roberto
Segundo ele, os portais precisam acompanhar o dinamismo do comércio internacional. “Enquanto o segmento cresce e torna-se tecnológico, precisamos acompanhá-lo. Ainda mais se trabalhamos com informação. Os sites não só auxiliam as pessoas, mas também oferecem informações sobre determinado assunto em tempo real. Precisávamos de tal evolução”, completa.
Ana Rita de Holanda
Assessoria de Comunicação Social do PAIIPME
(61) 3962-8622
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura