Artigo: Agrotóxicos, legalidade e informação
O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e representantes das empresas associadas participaram nesta segunda-feira (2), de reunião reservada com o presidente da Câmara Federal, Deputado Marco Maia. O encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, antes da solenidade de homenagem ao Deputado, no Plenário, quando ele recebeu o título de cidadão santa-cruzense.
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, entregou documento ao deputado com os números e desafios do setor. “Compartilhamos nossa preocupação com a atual taxa cambial que vem afetando a competitividade das empresas, essencialmente exportadoras. Também esperamos que os poderes executivo e legislativo assegurem a participação de toda a cadeia produtiva nas discussões e tomadas de decisão por parte da ANVISA, bem como sejam levados em consideração os impactos sociais e econômicos de eventuais medidas”, afirmou Schünke, mencionando as consultas públicas 112 e 117, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Encerradas em 31 de março, tais consultas foram amplamente discutidas em audiências públicas nos três Estados do Sul do Brasil e na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília. A mobilização contrária às propostas culminou com o envio de mais de 200 mil manifestações à ANVISA quando foram apontados os efeitos danosos que as resoluções gerariam ao setor, dados estes apresentados em estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (acesse o estudo).
Marco Maia, que morou em Santa Cruz do Sul entre 1970 e 1980, mostrou-se informado sobre as questões relacionadas ao setor do tabaco e sinalizou seu apoio contra as consultas públicas da ANVISA. "Essas medidas não podem se concretizar, pois representariam um retrocesso para a região”. De acordo com ele, o diálogo está acontecendo entre o governo e a Anvisa no sentido de equilibrar a questão.
Eliana Stülp
Andreoli MSL
(51) 3713-1777
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura