Petrobras adquire 50% de usina de biodiesel no Rio Grande do Sul
Aproximadamente 200 pessoas, entre associados da ABCZ e criadores de gado comercial do estado de Rôndonia, participaram no último sábado (2) do 2° Dia de Campo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), promovido pela associação na Fazenda Nova Vida, município de Ariquemes.
No local, os participantes assistiram a uma palestra sobre o programa e suas principais diretrizes, proferida pelo gerente do PMGZ corte, Lauro Fraga Almeida, que ressaltou a importância da compra de touros com genética provada, visando a melhoria do rebanho estadual e nacional.
Além do dia de campo, também foi realizado no local um shopping de animais, onde foram comercializadas cerca de 60 novilhas e 100 touros avaliados pelo PMGZ. Os animais foram distribuídos em currais de acordo com seu percentil de IQG.
Satisfeitos com o resultado do evento, os titulares da Agropecuária Nova Vida, Ricardo e João Arantes Neto, se comprometeram a realizar uma PGP (Prova de Ganho em Peso) para incentivar a busca por animais com maior qualidade e disseminar a genética aos demais criatórios do estado.
A Agropecuária Nova Vida participa do PMGZ desde 2006. “É um trabalho com aproximadamente 2.000 matrizes nelore PO, onde são vendidos anualmente 1.000 reprodutores. O shopping foi muito bom, com vendas para muitos produtores, muitos deles pequenos, que puderam trocar seus bezerros ou vacas magras pelos touros Nelore da Nova Vida. A venda na fazenda é o principal foco deles e o PMGZ tem sido o principal caminho na busca por touros melhoradores, que possam ser a cada ano superiores, satisfazendo plenamente seus clientes”, salienta o gerente do PMGZ, Lauro Fraga.
A organização do evento ficou a cargo da equipe do Escritório Técnico Regional da ABCZ de Ji-Paraná, em especial do responsável pelo ETR Guilherme Henrique Pereira e o técnico Leonardo Cruvinel Borges.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura