Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar é pioneira no país entre programas multidisciplinares nesta área de atuação

01.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Universidade Federal de São Carlo

Como o primeiro Programa de caráter multidisciplinar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) é o único do País nesta área que possui professores de várias universidades e centros de pesquisa. São nove departamentos da UFSCar que integram o curso - Computação, Engenharia Química, Ciências Fisiológicas, Genética e Evolução, Morfologia e Patologia, Fisioterapia, Química, Física, Ecologia e Biologia - além da Universidade de São Paulo (USP); da Universidade Estadual Paulista (Unesp); do Instituto Butantã; e da Embrapa. Como explica Fernanda Aníbal, docente do Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar e também professora do Programa, o PPGBiotec promove a integração entre pesquisadores de áreas distintas para orientação dos seus alunos, agregando experiência, de forma a ampliar as disciplinas e áreas para o desenvolvimento de novas atividades interdisciplinares.

"Nesse programa cada pós-graduando possui dois orientadores, o que integra diferentes laboratórios e diferentes grupos de pesquisa na formação dos alunos", acrescenta a docente. O Programa foi criado em 2004 oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado e tem como objetivo formar pesquisadores que possam contribuir para o desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil.

As áreas de pesquisa oferecidas no curso abordam o desenvolvimento de Biotecnologia para processos industriais e de proteção ambiental; desenvolvimento de produtos biotecnológicos; Biotecnologia "in silico" - desenvolvimento de técnicas computacionais para o tratamento de dados biológicos; e nanobiotecnologia. As áreas de atuação do egresso da pós-graduação em Biotecnologia são inúmeras e o caráter interdisciplinar do curso reforça isso. Um exemplo recente da ampla linha de atuação é um trabalho realizado por alunos do PPGBiotec na área de desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Um grupo de estudantes, coordenado pela professora Fernanda Aníbal, está desenvolvendo, em parceria com a Wama Diagnóstica, principal empresa do Brasil de diagnóstico clínico localizada em São Carlos, um kit sorológico para detectar hepatites virais.

Para aproximar os pós-graduandos da realidade da profissão, no último mês de junho, os alunos visitaram a empresa. "O encontro dos nossos alunos com um possível empregador abre portas e faz com que eles vislumbrem a realidade de alguns campos de trabalho no setor biotecnológico, aplicando na prática o conhecimento adquirido na sua formação cientifica", finaliza a docente. Mais informações sobre o PPGBiotec, como discplinas, corpo docente e processos seletivos, podem ser acessadas no site

, pelo e-mail

ou pelo telefone (16) 3351-8030.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro