Inmet alerta para impacto da estiagem na segunda safra de milho na região Central do Brasil
As altas temperaturas podem afetar também a produção
O programa de treinamento da Plataforma Agritech.NE, uma iniciativa da Rota TIC Mangue Digital, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está com edital aberto para seleção de até 40 projetos que tragam soluções aplicadas aos segmentos da caprinovinocultura ou fruticultura irrigada no Vale do São Francisco. Todos os projetos deverão ser cadastrados e submetidos por meio de plataforma digital até 03 de junho.
Confira AQUI o edital completo.
A chamada pública tem por objetivo capacitar empreendedores em estágio inicial de negócio, no sentido de fortalecer o ecossistema de inovação no Vale de São Francisco, apoiando o desenvolvimento de startups em cinco pilares: jornada, problema, modelagem de negócios, definição do modelo e estratégia de validação da solução.
Os projetos podem ser elaborados por pessoas físicas e/ou jurídicas de todo o Brasil, desde que submetidos por times ou startups com, ao menos, um membro do estado de Pernambuco ou Bahia. Haverá ainda prioridade para as iniciativas advindas dos municípios pertencentes à Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro (RIDE), sendo eles: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Juazeiro, Sobradinho, Curaça e Casa Nova.
Também serão priorizadas iniciativas de membros que residam perto dos espaços de co-working da Plataforma Agritech.NE na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina.
As propostas devem focar em soluções que apresentem, no mínimo, uma das seguintes tecnologias: inteligência artificial, ciências de dados e analytics, computação em nuvem, robótica e automação, manutenção preditiva, realidade aumentada e/ou virtual, energias renováveis, sensores inteligentes, Internet das Coisas, redes 5G e redes ópticas, e gêmeos digitais. A seleção dos projetos será feita por banca com membros do Sebrae/PE, Cetene, Sudene, SECTI/PE, MCTI, MDR, Univasf, UFRPE, UPE, IFSertão-PE e Embrapa Semiárido. A divulgação dos resultados acontecerá em 22 de junho.
Segundo Daniela Campeche, pesquisadora da Embrapa Semiárido e uma das coordenadoras da Plataforma Agritech.NE, o programa tem o intuito de capacitar profissionais da região para atender as demandas do agro por tecnologias e soluções inovadoras. Campeche destaca a importância do projeto para o Vale do São Francisco. “É fazer com que os recursos humanos do Vale se desenvolvam, contribuindo com o crescimento regional”.
Ela recomenda que os participantes avaliem o edital com atenção, principalmente no que diz respeito aos desafios, item elaborado para direcionar os proponentes na construção dos projetos. “Os desafios apresentados foram levantados a partir de um trabalho realizado, como meta do projeto”, completa Campeche.
A Plataforma Agritech NE é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que conta com o envolvimento da Codevasf, Sudene, Embrapa Semiárido; UPE; IFPE Sertão, Univasf e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Serviço
Edital Plataforma Agritech.NE
Período de inscrição: até 03 de junho
Edital e inscrições: https://bit.ly/3sdQ0Hi
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
As altas temperaturas podem afetar também a produção
Embrapa e o Centro de Pesquisa Agrícola (ARC) do Egito assinaram nesta terça-feira, dia 10, Memorando de Entendimento (MoU) que abre possibilidades de desenvolvimento de pesquisas de interesse para o agro dos dois países
Será realizada nos dias 16 e 17 de maio, no hotel Raffain, em Foz de Iguaçu (PR), a 20ª edição da RELARE, em parceria com o Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022, que serão realizados de 16 a 19 de maio, no mesmo local