Inmet alerta para impacto da estiagem na segunda safra de milho na região Central do Brasil

As altas temperaturas podem afetar também a produção

10.05.2022 | 15:28 (UTC -3)
Mapa
As altas temperaturas podem afetar também a produção. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
As altas temperaturas podem afetar também a produção. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Os meses de maio até setembro são marcados pelo período seco na região central do País, quando massas de ar seco impedem a formação de nuvens de chuva. Os acumulados de chuva variam normalmente entre 10 mm e 80 mm, sendo que em junho e julho são os mais críticos, com volumes de chuva inferiores a 40 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, neste ano, a falta de chuva pode afetar a produção de milho na região. 

O estado do Mato Grosso, maior produtor da cultura do milho segunda safra, já vem sofrendo com a estiagem desde abril. Algumas localidades estão com mais de 25 dias sem chuvas, o que pode impactar no desenvolvimento da cultura do milho segunda safra e, consequentemente, causar possíveis quebras na produtividade.

A previsão climática do Inmet indica chuvas dentro da média climatológica em grande parte do estado nos meses de maio, junho e julho, com acumulados previstos entre 40mm e 100 mm, enquanto para o norte do estado, as chuvas podem ficar ligeiramente acima da média.

O agrometeorologista Cleverson Freitas explica que, como a falta de chuva pode prejudicar o desenvolvimento do milho, as altas temperaturas, acima de 35°C, podem também impactar severamente a fenologia e consequentemente a produtividade.

“A temperatura prevista para o mesmo trimestre, poderá ficar dentro e ligeiramente acima da média, principalmente no mês de julho. Normalmente, os maiores acumulados de chuva na região ocorrem a partir do mês de setembro, entretanto devemos estar atentos às atualizações dos boletins agroclimáticos mensais emitidos pelo Inmet”, afirma.

O instituto ressalta a importância de o produtor considerar as previsões meteorológicas para diminuir os riscos e ter maior produção e lucro na plantação.

As informações sobre a previsão do tempo em sua localidade são fornecidas de forma gratuita, considerando a inclusão das áreas produtoras de diferentes culturas para todo Brasil. O Agromet é a plataforma que disponibiliza em tempo real dados das Estações Meteorológicas do Inmet, previsão do tempo para sete dias a partir daquele ponto, imagens de satélite, tendência de queda nas temperaturas, excesso ou falta de chuva, umidade relativa do ar. É possível também mapear as culturas do algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, bem como culturas de inverno e de verão.

O Inmet tem o Sisdagro – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, que oferece ferramentas de monitoramento e previsão do balanço hídrico e produtividade em diferentes culturas, além de previsão de condições favoráveis à formação de geada. O Sisdagro fornece ainda informações agroclimatológicas referentes ao balanço hídrico e dias aptos ao manejo agrícola.

O Agromet está disponível em mapas.inmet.gov.br, no portal do Inmet e no aplicativo de Previsão de Tempo: Inmet disponível para Android e IOS. E o Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024