Campeões de concurso de Intacta RR2 PRO retornam dos EUA com mais conhecimento sobre biotecnologia na bagagem
Conduzido pelo casal de pecuaristas Gabriel Seraphico Peixoto da Silva e esposa Maria do Carmo, o plantel Bacuri é selecionado a pasto e a força genética do rebanho é realçada pelas DEPs dos animais.
Atuantes no melhoramento do Nelore desde 1995, Gabriel e Maria do Carmo contam com o apoio de programas sólidos, conduzidos por instituições idôneas como a ANCP e ABCZ, aferindo o potencial genético dos animais para as características que norteiam o rebanho: precocidade e regularidade reprodutiva das fêmeas, habilidade materna, perímetro escrotal, peso, qualidade de carcaça, e também características morfológicas, como cascos, aprumos, conformação e aspectos raciais. Tudo para desenvolver um gado cujos machos possam ser abatidos entre 24 e 30 meses e as fêmeas possam parir com a mesma idade.
Perseguindo com afinco o melhoramento genético de seus animais, o plantel Bacuri vem participando desde 2000 do maior teste de progênie de touros jovens da raça Nelore, conduzido pela ANCP. Os touros participantes desse teste nos anos 2008 a 2012, foram apresentados com suas progênies, na 5 ª Expogenética 2012, em Uberaba / MG, para mostrar a qualidade do plantel. Animais muito especiais, com MGT Top 0,1 a 0,5%: Jordão da Bacuri, Pyatã 5 da Bacuri, Quaraçá 10 da Bacuri, Quaraçá 34 da Bacuri e Rayra 43 da Bacuri. “O animal Quaraçá 10 esteve exposto no estande da Alta Genetics e os animais Quaraçá 34 e Rayra 43, no estande da ANCP”, reforçou Gabriel Seraphico.
Também exposta na feira, a fêmea Mararupá da Bacuri, pré selecionada pela ANCP, seguindo critérios da ABCZ, e escolhida pela Bacuri para participar da premiação “Claudio Sabino Carvalho”, que avalia o desempenho reprodutivo das fêmeas, foi uma das cinco finalistas. “Mararupá foi selecionada em nosso plantel por ser muito precoce, longeva e eficiente”, ressalta Seraphico, confirmando que a fêmea apresenta DEPs ainda mais importantes que suas qualidades fenotípicas, como D3P 55,50% Top 1%, DPE365 0,66 cm Top 2% e DSTAY 57,55% Top 8%. “Para melhor avaliar as fêmeas quanto à reprodução, a ABCZ calcula o chamado Índice de Produtividade Total. Mararupá tem o IPT = 115,5, só alcançado por raras matrizes” comemora Seraphico.
O compromisso da Bacuri em melhorar a eficiência de suas matrizes também pode ser demonstrado por meio da safra de touros 2010, dos quais metade são filhos de super-precoces. “Nosso esforço permitiu a formação de um rebanho em que um terço das fêmeas em reprodução são super precoces”, finaliza o pecuarista.
Mais informações sobre o plantel Bacuri podem ser adquiridas no site
ou por telefone (17) 3322-6443 (17) 8115-6868 (11) 98555-6868.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura