Alegrete/RS inaugura duas novas lojas do Supergruppo: Super Iveco e Super Tratores New Holland
Terminou neste domingo (2), o tour pelos Estados Unidos dos 34 sojicultores brasileiros que venceram o programa “Maior Produtividade e Melhores Práticas Intacta RR2 PRO”. A última parada do grupo foi em Chicago, no estado do Illinois, onde visitaram a Chicago Board of Trade, a bolsa de mercadorias mais antiga do mundo, responsável pela negociação diária de contratos futuros e de opções das commodities agrícolas.
Em sete dias de viagens, o grupo percorreu cerca de 2 mil quilômetros nas estradas dos estados do Iowa e Missouri, além do Illinois. Essa região representa uma das principais potencias agrícolas dos Estados Unidos, conhecida como Corn Belt (cinturão do milho). “Além da integração do grupo, conhecer a região do Corn Belt foi proveitoso para ver as técnicas utilizadas por eles e a maneira que eles conduzem as culturas”, disse Sérgio da Silva de Freitas Filho, produtor de Uberlândia (MG).
As atividades nos EUA começaram na segunda-feira, quanto os produtores participaram de reuniões em St. Louis (Missouri) com Robb Fraley, vice-presidente executivo de Tecnologia e cientista-chefe da Monsanto Company, e Jesus Madrazo, vice-presidente de Negócios da área Internacional da empresa. No mesmo dia, o grupo visitou o Monsanto Village Biotechnology, em Chesterfield (Missouri), e conheceu os laboratórios e casas de vegetação que simulam condições de plantio, temperatura, clima, umidade e iluminação em todo o mundo. Os produtores também estiveram na sede da Monsanto em Crever-Couer para ver de perto o trabalho do time de melhoramento genético.
Na terça-feira o dia também foi intenso. O time esteve em duas fazendas na cidade de Grand Mound (Iowa) para trocar informações e ver de perto o cenário agrícola americano, com a seca nos últimos meses. Após a visita à lavoura, eles fecharam o dia em Monmouth (Illinois), onde a Monsanto conta com uma área de cerca de 200 hectares para simular diferentes situações comuns nos mercados em que a empresa atua. Outro sojicultor mineiro, Maiclis Moreira de Matos, de Coromandel, destacou a troca da conhecimento com os outros sojicultores brasileiros proporcionada pela viagem. “Conhecer as variedades que eles cultivam, o modo que tocam a lavoura e as experiências de cada um foi muito interessante”, disse.
Quarta-feira foi o dia em que a equipe de produtores brasileiros se aprofundou nos temas ligados ao melhoramento genético, no Monsanto Biotechnology, em Ankeny (Iowa). Com as pesquisas desenvolvidas na unidade, a Monsanto consegue avançar mais rapidamente nas pesquisas de melhoramento. Também na quarta, os vencedores do concurso visitaram a unidade de produção de sementes de soja, em Clarion, também no Iowa, e souberam como se dá o processo de manufatura na soja.
Um dos dias mais esperados da agenda dos agricultores brasileiros foi a quinta-feira, quando todos estiveram na maior feira agrícola do país, a Farm Progress Show. Além de passarem pelos estandes da Monsanto e das marcas e tecnologias da empresa, os agricultores conheceram as novidades nos demais segmentos do agronegócio, como maquinário agrícola, implementos e fertilizantes.
Conheça a Intacta RR2 PRO e o concurso “Maior Produtividade e Melhores Práticas”
Os produtores que foram aos EUA fazem parte do programa “Os Eleitos”, lançado na safra 2011-2012 pela Monsanto para selecionarem, juntos, as variedades que serão lançadas com a nova tecnologia Intacta RR2 PRO. No projeto, 500 agricultores de 275 municípios espalhados por 10 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Bahia) e no Distrito Federal plantaram a soja Intacta RR2 PRO lado a lado com campos com a tecnologia Roundup Ready em suas propriedades.
Desses 500 sojicultores, 34 se destacaram por terem seguido corretamente todos os protocolos de gestão responsável da tecnologia, plantio de refúgio e orientações do Sistema Roundup Ready Plus, além de conseguirem os melhores resultados de produtividade nas áreas plantadas.
Graças à parceria e à participação desses agricultores pioneiros foram comprovados, mais uma vez, os três benefícios proporcionados pela nova tecnologia: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas de mapeamento genético, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready. Testes de campo e ensaios de laboratório realizados pelos especialistas da Monsanto evidenciaram que, além de eficaz contra as três principais lagartas que atacam a cultura da soja – a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), as lagartas falsas medideiras (Pseudoplusia includens e Rachiplusia nu) e a broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – a proteína Bt (Cry1Ac) presente na soja INTACTA RR2 PRO também permite o controle da lagarta das maçãs (Heliothis virescens), praga primária na cultura do algodão e que, na última safra, causou danos entre os sojicultores daquelas regiões onde o plantio de algodão é mais expressivo (MT, MS, GO e BA).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura