Caça Esporos: projeto antecipa instalação da ferrugem na lavoura da soja
A 8ª edição do Fórum pela Vida, promovido pela Emater/RS-Ascar, realizado na sexta-feira (16/10), reuniu mais de 350 agricultores, de 20 municípios do Noroeste do Estado, em Senador Salgado Filho/RS.
Eles discutiram a utilização de plantas medicinais como alternativa aos produtos químicos.
As atividades iniciaram com a palestra do médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, que abordou a importância da utilização de plantas medicinais no tratamento de doenças em bovinos de leite. Lunardi ressaltou que alguns produtos químicos, aplicados em animais, chegam ao ambiente em forma de dejetos com 45% de droga ativa e acaba entrando na cadeia alimentar, retorna ao animal, criando um ciclo de contaminação até chegar ao homem. "Quando os produtores usam as plantas bioativas, eles não contaminam a carne nem o leite, diminuem os custos de produção, além de não prejudicarem o meio ambiente".
No evento, produtores de leite apresentaram suas experiências com a utilização de plantas medicinais. José Inácio Mattos, de Caibaté, desde 2002 deixou não utiliza remédios químicos e apenas com produtos naturais consegue combater todas as enfermidades bovinas. "Antes, gastava todo o dinheiro do leite só para comprar remédios, mas agora sobra", comemora.
O jovem agricultor de Senador Salgado Filho, Dione Guertz aplica na propriedade familiar as técnicas que aprendeu ao ler a apostila disponibilizada no escritório da Emater/RS-Ascar. "Aprendi a fazer pomadas, incrementar o sal mineral e outros. A apostila é muito boa". "Neste material o agricultor interessado pode ter acesso a mais de mil receitas para combater 50 diferentes doenças animais", afirma Lunardi.
Em oficinas foram mostrados o preparo de remédios para o combate das principais doenças bovinas como mastite, verminoses e parasitas, as propriedades nutritivas do leite e ensinado a receita de achocolatado caseiro, utilizado nas merendas escolares.
Promover a soberania e a segurança alimentar e incentivar a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade são os objetivos das Frentes Programáticas Alimento para Todos e Responsabilidade Ambiental, promovidas pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
EXPOSIÇÃO
Mais de 20 plantas medicinais estavam expostas para que os agricultores aprendessem a identificá-las na natureza. Técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar também orientaram sobre as propriedades de cada planta e como proceder no preparo e na aplicação nos animais.
Alice Pavanello
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
55-3512-6665 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura