Planejamento auxilia nas decisões de investimentos na atividade agropecuária

Segundo especialista, dedicar tempo para pensar o negócio ajuda na previsão do futuro e potencializa a longevidade do negócio

16.11.2021 | 14:35 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Neste momento, os produtores estão realizando a implantação da safra de verão. A expectativa mais uma vez, conforme os números dos diversos órgãos, é de uma colheita recorde. Entretanto, mesmo com este cenário, o agropecuarista deve ficar de olho na gestão da propriedade e no resultado das atividades econômicas.

Para isso, conforme o consultor em gestão e governança para resultados, Márcio Gonçalves, o mais importante é ter foco e separar o planejamento de forma organizada e prioritária. “Sugerimos que se comece pelo planejamento da atividade econômica. Se estamos em uma atividade de agroindústria, agropastoril, de pecuária ou na lavoura, o importante é sempre planejar a atividade que vai gerar recursos financeiros para tocar outras iniciativas. Outro aspecto destacado é não limitar-se a pensar um ciclo operacional, mas sim pensar para os próximos anos e sempre fazendo as revisões necessárias”, salienta.

Em paralelo, de acordo com o especialista, é preciso pensar o negócio da propriedade e o planejamento do patrimônio, ou seja, quais investimentos e alternativas que se pode vislumbrar, como arrendar ou adquirir uma nova área. “A partir de um planejamento da propriedade é preciso focar em um planejamento financeiro para gerar recursos para proteger o patrimônio, seja repactuando ou antecipando compromissos assumidos”, observa.

Gonçalves explica que também é momento de pensar na longevidade do negócio (familiar ou não), pois é importante o planejamento como uma etapa do processo para ver se aquilo que está sendo posto em prática está alinhado com o que foi planejado. “Nesse período do plantio até a colheita é uma das fases mais importantes. Criamos valor na operação. Pensando nesta fase pós plantio e expectativa da colheita é momento de comparar os resultados obtidos com aquilo que planejamos”, destaca.

O consultor ressalta que este processo na pecuária é mais fácil, pois existe o momento de lida de mangueira com aferição de peso onde se pode fazer levantamentos com dados e informações para a projeção do negócio. “Mas na lavoura não temos como aferir o desenvolvimento da planta, apenas projetar as expectativas. Esse é um momento de controle, verificação, conversa, tomada de ações corretivas para garantir o resultado planejado. Não podemos esquecer que tudo impacta no resultado operacional. Não podemos desvincular o planejado do que está acontecendo no dia a dia”, salienta.

Após todos os processos de compra e produção, segundo Gonçalves, chega a hora da verdade, que é o pós colheita ou pós venda de animais. Neste momento, para o especialista, é hora de verificar, de fato, se o que foi planejado foi executado e se há boas condições onde as sobras vão acontecer frente às questões de mercado. “Tem que ter um olhar interno cuidando dos custos e processos da empresa, além do olhar para fora com o objetivo de ver se o valor da nossa produção está em condições de honrar os compromissos assumidos. Com isso podemos ver se conseguimos tomar as ações que se planejou em termos de negócios”, finaliza.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024