Apesar da queda das cotações de soja, ritmo de negócios aumenta
Reflexo do interesse de grande parte dos sojicultores em escoar a soja armazenada e também a que já está sendo colhida
Que agricultor nunca teve perdas de produtividade por causa da compactação do solo? Um dos maiores problemas enfrentados no cultivo da lavoura, o solo compactado ocasiona uma série de prejuízos de produtividade, rentabilidade e, também, danos ambientais. Pensando em ajudar a reduzir a resistência do solo e melhorar o desenvolvimento da planta, a Piccin, empresa do interior de São Paulo, apresenta no Show Rural Coopavel, de 03 a 07 de fevereiro, em Cascavel/PR, tecnologias que ajudam a reduzir a resistência e melhorar a qualidade da terra para um plantio mais uniforme e rentável.
O aumento de densidade do solo é muito prejudicial ao cultivo, pois cria uma barreira física para o crescimento em profundidade das raízes, o que afeta a disponibilidade de água e de nutrientes, diminui a estabilidade da planta e a quantidade de ar disponível na terra. O escarificador EPCR 300, que será exibido no Show Rural 2020, atua diretamente resolvendo esse problema. Indicado para descompactar a camada superficial do solo até 260 mm, graças ao posicionamento dos seus discos de corte em linha, o implemento realiza um corte perfeito de palhada. Conta ainda com um sistema de desarme que promove um ganho de rendimento operacional e de vida útil para a máquina.
As hastes do EPCR 300 são fundidas em material nodular e foram projetadas para realizar a descompactação através da vibração. “As hastes são produzidas para extrair o máximo de eficiência através da flexibilidade correta, resistência à abrasão e durabilidade”, explica o técnico agrícola da Piccin, Paulo Padilha.
O preparo do solo visa, por meio da melhoria do ambiente, gerar condições físicas ideais para garantir um melhor crescimento radicular e o estabelecimento da cultura. Revolvendo a camada compactada, que cria uma barreira física ao desenvolvimento do sistema radicular da planta, a mesma terá uma raiz mais bem distribuída ao longo do perfil do solo, gerando, assim, aumento da capacidade de absorção de nutrientes; elevação da resistência a veranicos; diminuição do tombamento (específico para milho, cana etc); aumento da oxigenação e diminuição do encharcamento do solo e ainda a diminuição das chances de ocorrer erosão, voçoroca e assoreamento de rios.
A descompactação do solo é uma questão de máxima relevância, pois a próxima oportunidade para que se repita essa prática agrícola ocorrerá somente após o término da colheita. Ou seja, se for adotada alguma prática inadequada, os problemas resultantes podem aparecer durante toda a safra.
A Piccin também levará para o evento sua linha de distribuidores de adubo e materiais. Um dos destaques é o distribuidor de adubo e calcário Master 10000 D, que é indicado para a aplicação de corretivos de solo. O equipamento possui sistema de aplicação por centrifugação com acionamento por correias, proporcionando uma distribuição homogênea com baixo custo de manutenção.
Data: 03 a 07 de fevereiro de 2020.
Endereço: BR 277 KM 577, 85.818-560, Cascavel, Paraná, Brasil.
Estande da Piccin: estande 4.8 da Área de Máquinas.
Contato para entrevistas: Kelly Magalhães - (16) 99763-4892.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura