Alerta Mosca-das-Frutas reduz custos para o manejo adequado
O sistema de alerta é um passo importante para a segurança do alimento e a rastreabilidade
Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrerão o estado de São Paulo para atualizar os números de grãos da safra 2019/2020, que farão parte do 5° levantamento realizado pela Companhia em todo o país.
Serão percorridos três roteiros na região sudoeste paulista, que cobrem áreas de lavouras de grãos principalmente nos municípios de Assis, Itapeva, Itaberá, Itaí e Itararé. Neste levantamento, serão checados dados de área e produtividade das culturas de verão como amendoim, arroz, feijão, milho, soja e algodão.
Na pesquisa, são obtidas informações junto às cooperativas, casas de agricultura, revenda de insumos, agentes financeiros e sindicatos rurais, entre outros. São coletadas informações sobre o clima, crédito agrícola, qualidade das lavouras, aspectos sanitários e de comercialização dos grãos, questões fitotécnicas e de mercado, assim como uma série de outros dados relativos às culturas pesquisadas.
Nesta edição, o trabalho de campo lançará também um olhar especial para a soja, que se encontra em pleno desenvolvimento e em algumas regiões a leguminosa (variedade precoce), já apresenta entrada da safra e a produtividade começa a ser levantada e mensurada pelas cooperativas.
A Conab realiza o acompanhamento mensal da safra brasileira de grãos com o objetivo de subsidiar as políticas públicas, agrícola e de abastecimento. Os levantamentos são divulgados por meio de boletim de acompanhamento da safra com informações sobre área plantada, produtividade, produção, crédito rural, câmbio, exportações, monitoramento agrícola, além da oferta e demanda dos produtos avaliados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura