Pesquisas proporcionaram adequação do volume de calda para controle do cancro cítrico

Ajustes permitiram uma redução média do volume de calda em pomares adultos de 3 a 5 mil L/ha, praticados anterior­mente, para 1 a 2 mil L/ha

14.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

Estudos relacionados à tecnologia de aplicação apontam que, para controle do cancro, em aplicações realizadas a cada 14 ou 21 dias, podem ser utilizadas doses de até 0,7 a 1 kg de cobre metálico por hectare. Em relação ao volume de calda, a va­riação pode ser de 40 a 70 mL/m³, sendo o maior volume indicado para manejo conjunto com pin­ta preta. Esses ajustes permitiram uma redução média do volume de calda em pomares adultos de 3 a 5 mil L/ha, praticados anterior­mente, para 1 a 2 mil L/ha.

Infor­mações sobre o período de sus­cetibilidade dos frutos também foram importantes ao contribuir para a definição do período crítico de proteção com cobre. As aplicações devem ocorrer até que os frutos atinjam 5 cm de diâme­tro. Depois dessa fase, os frutos estão resistentes e as aplicações devem ser feitas apenas para pro­teger as brotações principais du­rante o verão.

Saiba mais sobre a redução do uso de água e produtos no controle das principais pragas e doenças dos citros acessando aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024