Plantio do trigo no RS encaminha-se para o final
A tuberculose em animais silvestres é o tema de um estudo realizado por cientistas do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul/RS. A pesquisa, pioneira na área no Brasil, foi publicada em artigo científico na revista Veterinary Microbiology. O trabalho relata a ocorrência de tuberculose em um cateto, espécie de suíno selvagem, e mostra a utilização de uma nova técnica de biologia molecular com potencial de aplicação ao diagnóstico da doença.
O cateto estudado era oriundo de uma criação particular e chegou morto ao IPVDF para necropsia e confirmação de tuberculose, explica Cristine Cerva, uma das autoras do estudo. Cerva destaca a importância do trabalho para o conhecimento da tuberculose bovina, uma das doenças que mais afetam o rebanho gaúcho: “Existem poucos estudos sobre os animais silvestres que mantêm a Mycobacterium bovis, bactéria causadora da tuberculose, circulando no meio rural, e a identificação dessas espécies é fundamental para o controle da doença”.
Outra descoberta importante da pesquisa é o uso do teste PCR, uma nova técnica molecular para o diagnóstico da tuberculose bovina que apresentou resultados mais rápidos e específicos que a detecção por isolamento bacteriano, utilizada atualmente. Segundo a pesquisadora, ainda é necessário validar mais amostras e comparar com os testes tradicionais para que o teste PCR seja reconhecido para o diagnóstico da tuberculose.
“Nossas perspectivas agora são de coletar amostras de outros animais silvestres, como capivaras e roedores, para analisar a presença da bactéria na natureza”, explica Cerva. A iniciativa pretende ainda oferecer apoio sanitário e orientações a criadores comerciais de espécies silvestres espalhadas pelo estado e pelo país.
O artigo, intitulado “Mycobacterium bovis infection in a collared peccary (Tayassu tajacu): Insights on tuberculosis wild reservoirs”, pode ser acessado pelo site
. Os pesquisadores envolvidos na publicação são Fabiana Quoos Mayer, Cristine Cerva, David Driemeier, Cláudio Estêvão Farias da Cruz, Márcia Regina Loiko, Mário Coppola, Samuel Cibulski e Angélica Cavalheiro Bertagnolli.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura