Curso superior gratuito de mecanização em agricultura de precisão está com inscrições abertas

24.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A FATEC – Faculdade de Tecnologia de Marília – Campus Pompéia está com inscrições abertas para o vestibular 2011 no período de 6 de outubro até às 15h do dia 9 de novembro para o curso superior inédito no Brasil de Mecanização em Agricultura de Precisão.

As inscrições eletrônicas podem ser feitas pelo site

. O exame será no dia 5 de dezembro (domingo) e a taxa de inscrição é de R$70,00. As disciplinas para o vestibular da Fatec são Português, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Inglês, Multidisciplinar e Redação.

Com duração de três anos, o curso é gratuito e oferece 40 vagas no período da manhã e 40 à noite nas dependências da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, mantida pelo Grupo Jacto, na cidade de Pompéia.

O tecnólogo em mecanização agrícola de precisão é o profissional de nível superior que se responsabiliza pelo uso adequado de máquinas e implementos agrícolas, com o objetivo de obter altas produtividades agropecuárias e baixos custos em ambiente de agricultura de precisão.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso superior de tecnologia, Mecanização em Agricultura de Precisão, é bastante amplo. Ele pode atuar em empresas ligadas aos segmentos dos agronegócios e que utilizem máquinas, implementos, insumos, equipamentos de informática e serviços para a produção agropecuária.

De acordo com o diretor da Fundação Shunji Nishimura, Alberto Issamu Honda o curso visa capacitar jovens talentosos para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira através de ensino público, gratuito e de qualidade reunindo toda a experiência da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia na formação de jovens para uma agricultura competitiva e sustentável.

A FSNT é mantenedora do Colégio Shunji Nishimura - Ensino Fundamental e da Escola Profissionalizante Chieko Nishimura - Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem, em convênio com o SENAI. Conta ainda com a unidade do SENAI - Escola SENAI Shunji Nishimura - Cursos Técnicos em Mecânica e Eletroeletrônica e recentemente a FATEC - Faculdade de Tecnologia de Marília - Campus Pompéia (Curso Superior de Tecnologia) - Mecanização em Agricultura de Precisão.

O profissional e o mercado

O profissional formado em Mecanização em Agricultura de Precisão vai atuar em projetos de mecanização agrícola por meio de seleção adequada de máquinas e implementos, além de gerenciar e treinar equipes de operação, regulagem e manutenção de máquinas de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança.

O tecnólogo também estará apto a elaborar orçamentos de mecanização agrícola, análise de custos e investimentos, além de aplicar métodos de sensoriamento remoto e de fotointerpretação, utilizando sistemas de informação geográfica e de posicionamento global (GPS).

O profissional pode atuar em empresas de produção agropecuária (fazendas), usinas e destilarias de álcool e açúcar, indústrias de tratores, máquinas e implementos agrícolas, indústrias de insumos agrícolas, fabricantes de softwares e equipamentos de agricultura de precisão, revendedores de tratores, máquinas e implementos agrícolas, revendedores de insumos agrícolas, revendedores de softwares e equipamentos para agricultura de precisão e prestadoras de serviços técnicos em agricultura de precisão.

A iniciativa do curso é uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Centro Paula Souza e Prefeitura Municipal de Pompéia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.596.9696 ou (14) 3454-7540/7541 (FATEC Marília) ou ainda em Pompéia pelo telefone (14) 3405- 2042.

Alberto Issamu Honda

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro