Trigo: começam preparativos para a colheita no RS
Até o dia 8 de outubro, sete técnicos da Embrapa participam de visita para analisar e discutir a utilização de tecnologias da Empresa em projeto de desenvolvimento agrícola do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural, da Venezuela.
A ação integra a agenda de transferência de tecnologia da Embrapa Venezuela, coordenada pelo pesquisador Elias de Freitas.
De acordo com Freitas, o país vizinho prepara o plano de trabalho para o ano agrícola 2009/2010 e a missão, que chegou à Venezuela no dia 30 de setembro, avalia as dificuldades encontradas nos processos de produção agrícola do Projeto Integral de Desenvolvimento ¨El Diluvio-Palmar¨. “É o projeto de desenvolvimento agrícola mais importante do governo venezuelano. A obra já consumiu investimentos de mais de um bilhão de dólares”, explica o coordenador. São mais de 20 mil hectares, que contam com significativa infra-estrutura de irrigação, realizada com o suporte de um canal de 45 km de comprimento.
Segundo Freitas, “a iniciativa envolve ainda a construção de mais de duas mil casas destinadas aos produtores envolvidos no projeto, 50 estufas para produção de hortaliças, /packing house/, dois mil hectares irrigados com pivô central, além de impressionante estrutura para produção e processamento de leite”.
A operação de transferência de tecnologia faz parte dos negócios estabelecidos pela Embrapa na Venezuela. A missão brasileira é integrada por pesquisadores e técnicos da Embrapa Transferência de Tecnologia, Nozomu Makishima e Elcio Hirano; da Embrapa Gado de Corte, Ademir Zimmer e Cleber Soares; da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal; da Embrapa Cerrados,Tadeu Graciolli, e da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt. O técnico residente da Embrapa Venezuela, Edison Bolson, também acompanha a comitiva.
Valéria Costa, com informações de Elias de Freitas
Embrapa Transferência de Tecnologia
61 3448.4510 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura