Pesquisadores apresentam avanços do Brasil em marcadores moleculares

05.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A divisão de serviços genéticos Igenity da Merial participa do 9º Congresso Mundial em Genética Aplicada à Produção Animal (WCGALP), que encerra nesta sexta-feira (6/8), em Leipzig, Alemanha. O grupo de cientistas brasileiros que viajou para a Europa na última semana de julho levou na bagagem três trabalhos científicos inéditos que demonstrarão os avanços conquistados pelo país em pesquisas voltadas ao aprimoramento da tecnologia da análise de DNA e identificação de marcadores moleculares, e as novas técnicas de aplicação em rebanhos zebuínos, em especial o gado Nelore, criados sobre as condições de clima tropical.

O coordenador dos projetos é o Professor Doutor da USP/ Pirassununga (SP), José Bento Sterman Ferraz, que também fará apresentação do trabalho: “Genetic markers influence on breeding soundness of Nellore (Bos indicus) bulls”. Outros dois alunos de doutorado da equipe do Dr. José Bento, expõem seus trabalhos durante o WCGALP. É o caso do analista IGENITY/ Merial, Roulber Silva, que apresentará trabalho intitulado: Association of Leptin gene polymorphisms with carcass traits in Nellore cattle’ e da doutoranda Fernanda Menezes Rezende, que discorrerá sobre ‘Prospecting genetic markers influence on tenderness and beef fat and cholesterol content of Nellore cattle’.

O evento, realizado a cada quatro anos, é considerado o mais importante do mundo na área de genética aplicada à produção animal. Sendo o principal ponto de encontro para cientistas de todo o mundo envolvidos no melhoramento genético da pecuária. Neste ano, o Congresso destacará a genética quantitativa e molecular, com a apresentação dos conhecimentos atuais sobre estratégias para melhoramento genético com diferentes espécies animais, a fim de discutir as perspectivas futuras do melhoramento genético animal.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações. Tel (11) 2198-1888

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025