Pesquisadora do Peru visita Embrapa para conhecer controle biológico de praga de citros

​Monica Cango, pesquisadora da Universidad Nacional Agraria La Molina, estará na Embrapa Meio Ambiente para uma visita técnica ao Laboratório de Quarentena "Costa Lima"

28.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin ​

Monica Cango, pesquisadora da Universidad Nacional Agraria La Molina, Lima, Peru, estará na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), de 26 a 29 de abril, para uma visita técnica ao Laboratório de Quarentena "Costa Lima".

Durante a visita, serão discutidas possibilidades de cooperação e também aspectos técnicos da metodologia de criação da praga exótica, o psilídeo-dos-citros, Diaphorina citri, transmissora de uma importante doença da citricultura na Ásia e África, o “ex-greening” ou HLB; e também sobre a criação em laboratório do parasitóide exótico importado, Diaphorencytus aligarhensis para o controle biológico clássico desta praga.

Conforme Monica, esse intercâmbio de experiências e conhecimentos no controle dessa praga - que é a principal de citros do mundo, como está sendo desenvolvido e se está sendo eficaz, com especialistas do Brasil, e com esse parasitóide exótico importado que não existe em outros países, será muito importante, já que no Peru o psilideo está ingressando agora.

Monica trabalha com manejo integrado, taxonomia, fungos, extratos e químicos em frutíferas como uva, laranja, abacate e blueberries e se coloca à disposição dos pesquisadores interessados.

Na visita, conduzida pelo pesquisador do Laboratório de Quarentena Luiz Alexandre Sá, foram mostradas as gaiolas de criações da praga-psilídeo-dos-citros, e de seu parasitóide importado da Califórnia-EUA  em condições controladas de laboratório (temperatura, umidade e fotofase). Estas criações de insetos foram estabelecidas sobre mudas de plantas de murta de cheiro, Murraya paniculata  com infestações semanais da praga, com cerca de aproximadamente 400 indivíduos adultos de D. citri por gaiola, tendo sido obtido êxito desta metodologia de criações desses insetos adotada. Ao final, Mônica quer fazer uma proposta de manejo integrado de pragas (MIP) de Diaphorina para a cultura de citros.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024