Pesquisador faz recomendação de manejo do solo

28.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

A produtividade final depende de vários fatores. Manejo do solo e as condições climáticas são alguns deles. Pesquisas mostram que medidas que sigam a aplicação de boas práticas culturais de manejo do solo podem causar impacto positivo na produtividade da cultura.

Essas boas práticas passam pela adequação dos aspectos químicos, físicos e biológicos. “O manejo adequado do solo para obtenção de elevadas produtividades é aquele que consegue adequar estes três aspectos”, aponta Eros Francisco, pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT.

De acordo com Francisco, produtor rural e equipe técnica não podem esquecer das principais medidas de manejo agrícola do solo que são: o plantio em nível, a presença de cobertura vegetal, a correção da acidez do solo, a fertilização em níveis adequados, a adoção de um sistema de cultivo sem revolvimento excessivo do solo e a adoção da prática de rotação de culturas.

“Atualmente, há uma procura exagerada por novidades e modismos que tiram o foco do agricultor das questões primordiais que já estão estabelecidas pela pesquisa e que precisam ser executadas”, reforça.

Para a sojicultura, o pesquisador lembra da importância de obedecer a indicação da época de plantio da variedade. “Isso já é um bom começo para obtenção de elevadas produtividades”, destaca.

A implementação de culturas de cobertura do solo na entressafra que promovam forte incremento de matéria orgânica ao solo é outra recomendação de Francisco para o alcance de excelentes produtividades.

Segundo o pesquisador, percebe-se hoje, que muitas lavouras comerciais no estado de Mato Grosso não atingem elevadas produtividades devido à: presença de acidez, presença de compactação do solo e desequilíbrio nutricional.

As formas adequadas de manejo para alcançar ganhos de produtividade serão apresentadas por Eros Francisco durante o TecnoCampo 2009 que começa na sexta-feira (30) em Sorriso (situado ao norte de Mato Grosso). O evento é uma realização da Fundação MT. A programação contempla palestras em auditório e no campo sobre mercado agrícola, produtividade e rentabilidade, sistemas de produção, fitossanidade, genética e melhoramento, cultivares, agroquímicos, máquinas. As inscrições para o TecnoCampo 2009 podem ser feitas no local do evento e são gratuitas.

Roteiro do TecnoCampo 2009:

Região - Cidade - Data/Horário - Local

Médio Norte - Sorriso - 30/31/JAN, 7h às 17h - Centro de Pesquisa e Treinamento Dr. Romeu A. S. Kiihl (Fundação MT)

Parecis - Campo Novo do Parecis - 7/FEV, 07h às 17h - Fazenda Porta do Céu

Sudeste - Primavera do Leste - 14/FEV, 7h às 17h - Fazenda São Roque

Araguaia - Canarana - 28/FEV, 7h às 17h - Fazenda Volta Grande

Sul - Rondonópolis - 06/07/MAR, 7h às 17h - Fazenda Experimental - SM II

Julianne Caju

Fundação MT

/ (66) 3439-4100

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025