FCO inicia ano com projetos que somam R$ 34 milhões
A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso -Fundação MT realiza nos dias 30 e 31 de janeiro a edição 2009 do Tecnocampo em Sorriso, uma das principais regiões produtoras de soja do Estado. O tema desse ano será “Em Busca da Produtividade” e um dos objetivos do evento é apresentar cultivares resistentes à ferrugem asiática da soja.
De acordo com Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT, o alcance da máxima produtividade passa por vários fatores, começando pela escolha correta das cultivares a ser plantada até a forma de comercialização do produto. “Sabemos que a produtividade é o parâmetro chave para o caminho da sustentabilidade e resolução dos problemas vigentes da agricultura. Por isso nosso evento está focado em apresentar tecnologias que permitam ao produtor ter excelentes resultados de produtividade”.
A BASF apresentará soluções e resultados de produtividade por meio de pesquisas em áreas demonstrativas tratadas com sua linha de fungicidas, inseticidas e herbicidas para a cultura da soja.
O fungicida Opera®, de ação sistêmica, vem revolucionando as técnicas de controle das principais doenças da soja, especialmente a ferrugem asiática, informa a empresa. Com longo período de controle, o fungicida permite que as plantas de soja completem seu ciclo, proporcionando o aproveitamento de todo seu potencial produtivo. Além do controle, Opera® oferece benefícios AgCelence® que proporcionam ganhos de produtividade de 4 a 5 sacas por hectare quando da utilização do produto nas lavouras de soja, destaca a empresa.
Fazem parte das soluções BASF em produtos para a cultura de soja, os inseticidas Standak®, para o tratamento de sementes, Imunit® para o controle de importantes lagartas em diferentes estágios e Nomolt®150 eficiente no controle da lagartas-da-soja. O produtor pode contar também com o herbicida Alteza® 30 SL, de alta ação residual que evita a mato-competição na lavoura, explica a empresa.
No encontro, os agricultores da região conhecerão os produtos da empresa para a cultura do arroz, entre eles estão Aura® e Herbadox®. O uso destes dois herbicidas possibilita o controle em pré e pós-emergência das principais gramíneas (brachiaria, timbete e papuã) infestantes do arroz de terras altas; permitindo uma maior produtividade em função da eliminação da mato-competição e colheita no limpo.
Durante o evento, os produtores poderão se reunir em um espaço reservado para relacionamento. “No local os técnicos da empresa estarão à disposição para fornecer as informações necessárias sobre manejo correto da cultura, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de alternativas mais adequadas para aumento de produtividade e de rentabilidade nas lavouras”, explica Alessandro Tadeu Veiga, Desenvolvimento de Mercado da Proteção de Cultivos da BASF.
O EVENTO
Diversas palestras de pesquisadores da Fundação MT e de outras instituições de pesquisa do Brasil estão programadas no TECNOCAMPO 2009. Os temas principais visam mostrar ao produtor como vencer os obstáculos dos fatores restritivos da produção. O evento terá mais cinco edições em Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Vale do Araguaia, Canarana e o encerramento será em março, em Rondonópolis, Região Sul do Estado.
A BASF esta confiante de que o agronegócio brasileiro seja um dos grandes impulsionadores econômicos em 2009. “Mais do que nunca, a troca de informação e o desenvolvimento de tecnologias são fundamentais para o setor. É com este foco que a BASF participa do TECNOCAMPO, nessa comemoração dos 15 anos da Fundação de MT, visando contribuir com soluções que auxiliarão os produtores a alcançar os objetivos de produtividade e maior rentabilidade da próxima safra”, diz Marcelo Batistela, gerente de Marketing para Soja e Milho de Proteção de Cultivos da BASF.
SERVIÇO:
TECNOCAMPO
Local: Centro de Pesquisa e Treinamento Dr. Romeu A. S. Kiihl (Fundação MT) – Sorriso/MT
Data: 30 e 31 de janeiro de 2009
Informações:
e
Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura