Pesquisador do Iapar lança livro sobre qualidade biológica do solo

​Apesar da biota (fauna e microrganismos) representar pequena porção do solo, tem papel fundamental nos processos relacionados à ciclagem de nutrientes e à sua sustentabilidade

18.07.2017 | 20:59 (UTC -3)

Apesar da biota (fauna e microrganismos) representar pequena porção do solo, tem papel fundamental nos processos relacionados à ciclagem de nutrientes e à sua sustentabilidade. O livro Manejo e Qualidade Biológica do Solo, escrito por Elcio L. Balota, discute o efeito do manejo nos indicadores biológicos, que apresentam alta sensibilidade para detectar alterações no solo, podendo indicar mudanças no seu funcionamento e na sua qualidade. É analisado, também, o efeito do manejo do solo no fluxo de nutrientes através da biomassa microbiana e na eficiência e capacidade de sequestrar carbono no solo.

Este livro apresenta uma análise dos resultados obtidos em atividades de pesquisa do Iapar, comparativamente com outros resultados obtidos em diferentes regiões no Brasil e no exterior.

O escritor, Elcio L. Balota, é biólogo formado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), com Mestrado em Agronomia (Microbiologia Agrícola) pela ESALQ/USP e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorados pela Oregon State University, Estados Unidos (2000-2002) e pela University of Kentucky, Estados Unidos (2012-2014).

Trabalha há 25 anos como Pesquisador Científico na Área de Solos do Instituto Agronômico do Paraná - Iapar. Durante sua carreira, publicou mais de 250 artigos científicos, sendo: 57 artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, 162 trabalhos em eventos científicos, 1 livro e 12 capítulos de livros. Orientou 78 estudantes de graduação dos cursos de Biologia, Agronomia e Química com bolsa de Iniciação Científica, 16 Trabalhos de Conclusão de Curso e vários estudantes de mestrado e doutorado. Em suas atividades profissionais, interagiu com mais de 150 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025