Pesquisador da Fepagro acompanha comitiva japonesa à região de São Francisco de Assis

28.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

O diretor técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Luciano Kayser Vargas, e a professora da UFSM, Ana Paula Rovedder, doutores em Ciência do Solo, estiveram, nesta quinta-feira (27), no município de São Francisco de Assis e entorno acompanhando representantes do governo japonês. Os especialistas estão em visita ao Rio Grande do Sul na busca de uma cooperação entre a Universidade de Tottori, no Japão, e o governo do Estado, por meio da fundação, para a transformação de regiões arenizadas em áreas verdes.

 

Conceituada no mundo por ter desenvolvido tecnologia para o combate à desertificação de solos, a Universidade de Tottori já transferiu esse conhecimento a diversos países, como o México, a Espanha e a China. No Rio Grande do Sul, a arenização é forte em municípios como São Francisco de Assis, no Centro-Oeste, e Manoel Vianna e Alegrete, na Fronteira Oeste, entre outras.

 

“As regiões visitadas apresentam processo de arenização, o solo está frágil, com pouca ou nenhuma vegetação, mas temos precipitação elevada”, afirma o diretor técnico. “A desertificação é caracterizada pela baixa incidência de chuvas, o que não é o caso desta região”, explica. Segundo Kayser, os japoneses ficaram surpresos com o volume de chuvas naquela região. “Nossa realidade é um pouco diferente do trabalho que vem sendo realizado na Universidade de Tottori”, finaliza.

 

A Fepagro fará um levantamento dos trabalhos que estão sendo realizados nesta área pelos pesuisadores da Ufrgs, UFSM e Embrapa, para a criação de um Programa Estadual de Combate a Arenização. O programa poderá contar inclusive com o apoio do governo federal.

 

Participam da comitiva o vice-reitor Masami Iwasaki e o professor Tadanori Aimi, da Universidade de Tottori, e Gervásio Iwamoto e Makoto Yamashita, do Instituto Hyogo.

 

Gislaine Freitas

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

(51) 3288-8036

assessoria-comunicacao@fepagro.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025