Contra a ferrugem asiática, produtores se beneficiam de diagnóstico gratuito
O Dia de Campo realizado nesta quarta-feira (26) na Cidade Ocidental, Goiás, terminou com resultados positivos. No evento, prestigiado por técnicos da Epagro, representantes dos Sindicatos dos produtores, e pelo Instituto Federal (IF) de Brasília, entre outras entidades, a Embrapa apresentou algumas variedades de feijão aos produtores dos assentamentos da região. Nesse ano, pela análise deles, destacaram-se os grãos Pretos, em especial o “Esplendor” e o “Preto Cunha”.
Como o processo do plantio foi o mesmo adotado normalmente pelos produtores, com uso exclusivo de Biofertilizantes, alguns resultados, relacionados ao desenvolvimento das plantas, foram diferentes dos esperados, em virtude do excesso das chuvas, que acabaram por lavar a terra e retirar nutrientes imprescindíveis ao pleno sucesso da lavoura. Entretanto, esse fato não comprometeu as expectativas principais de apresentação de sementes. O evento foi dedicado à apreciação das Cultivares na lavoura. Em março, acontecerá outro Dia de Campo, após a colheita, para a análise específica dos grãos.
A abordagem dos assuntos relativos ao feijão foi feita pelo pesquisador Agostinho Didonet, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O evento tratou ainda do manejo do milho, tema discorrido por Altair Toledo Machado e Ornélio Guedes, e de plantas de cobertura, por Cynthia Torres de Toledo Machado, todos pesquisadores da Embrapa Cerrados.
Outro ponto de destaque no evento foi o início de uma parceria informal entre a IF de Brasília, os produtores da região e a Embrapa, por meio da qual, as lavouras passam a fazer parte dos estudos de campo dos Cursos Tecnológicos em Agropecuária e Agroecologia da IF, e recebem o apoio dos técnicos da Instituição.
Henrique de Oliveira
Embrapa Arroz e Feijão
(62) 3533-2107
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura