Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura é homenageado em encontro da citricultura

04.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

O pesquisador Orlando Sampaio Passos, melhorista da equipe de citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, será homenageado no dia 7 de novembro, durante o IV Encontro da Citricultura Sergipe e Bahia, que acontece em Boquim (SE) desde quarta-feira, 3 de novembro.

 

Segundo o produtor José Geraldo Revoredo, da comissão organizadora, será a primeira homenagem realizada pelo evento. “A escolha foi feita pela sua dedicação à citricultura brasileira”, declara. Orlando Passos dividirá, com o colega Walter dos Santos Soares Filho, a palestra Melhoramento Genético de Citros e Desenvolvimento de Novas Variedades. Na oportunidade, a Embrapa Mandioca e Fruticultura vai recomendar três novas opções de laranjeira: ‘Bahia CNPMF 101’, Baianinha CNPMF 03’ e ‘Cara Cara’. “É preciso explorar melhor o potencial dos citros de mesa, cujo mercado encontra-se estagnado há muitos anos. Eventos como esse são muito importantes porque se discutem os problemas da citricultura de forma aberta, como falta de assistência técnica e de organização dos produtores”, explica.

 

Nordeste

O Nordeste ocupa o segundo lugar em produção de citros do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. “Sem dúvida, a região é a melhor do país para a expansão da citricultura, uma atividade tipicamente familiar que tem a fixação do homem no campo como umas das suas grandes vantagens. Mas a citricultura cresceu no Nordeste em função da área cultivada, que foi ampliada, e não pela produtividade, que se mantém há muito tempo num nível indesejado”, afirma Passos. Estima-se que, na Bahia e em Sergipe, a citricultura gere 100 mil empregos diretos. Em paralelo ao IV Encontro da Citricultura Sergipe e Bahia, acontecem ainda a 2ª Festa da Laranja e o 39º Dia do Citricultor.

 

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura

(75) 3312-8076

leacunha@cnpmf.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025