UberBrahman conquista primeiro lugar com apresentação de trabalho técnico durante Congresso Internacional

03.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Seção Pôster foi realizada dias 21 e 22 de outubro na parte da manhã e fez parte de uma das programações oficiais promovidas pelo XV Congresso Internacional da Raça Brahman. O evento reuniu cerca de 2000 congressistas e, entre eles, 500 eram provenientes de 22 países, sendo África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Bostwana, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Guatemala, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Tailândia e Venezuela.

 

No total foram apresentados 51 trabalhos, divididos entre técnicos e científicos. Além do Brasil, foram expostos trabalhos de outros países como Colômbia e Venezuela. Os melhores trabalhos foram conhecidos e premiados no final da tarde do dia 22/10, na pista de julgamento do Parque Fernando Costa.

 

Na categoria técnica, o plantel UberBrahman que já é referencia em avaliações na raça Brahman, conquistou o primeiro lugar com a apresentação do trabalho “Ampliação do Escopo de Avaliação em Provas de Ganho de Peso a Pasto” que foi apresentado pelo médico veterinário e gerente do plantel UberBrahman, Thiago Camargo Vieira e contou, também, com a participação na autoria de Aldo Valente (titular do plantel), Luis Sérgio Mendes Serra (médico veterinário do plantel UberBrahman), Lydio Cosac de Faria (ACBB), além dos pesquisadores Eduardo Werneck Barroso e Adalberto Rezende Santos (Frutab S/A). O conteúdo apresentado abordou uma das principais ferramentas para avaliação genética na pecuária, que é a avaliação comparativa entre animais de grupos contemporâneos submetidos às mesmas oportunidades e desafios em um mesmo ambiente. A metodologia de avaliação UberBrahman complementou a PGP Coletiva a Pasto Oficial ABCZ com outras provas, visando aprimorar comprovações e a analisar correlações. Estas provas extras foram: avaliação de carcaça por ultrassonografia, (AOL, EG e Rendimento), ambiência, adaptabilidade em três medições por animal e uma verificação dos níveis endócrinos de Tiroxina e Triodotironina. Também foram incluídos testes de temperamento, avaliação andrológica, marcadores moleculares Igenity, Epmuras e Exames Parasitológicos, entre outras. Todas as provas adicionais incluídas pelo UberBrahman fizeram parte do certificado oficial, emitido pela ABCZ.

 

Os resultados classificaram os animais em quatro categorias: Elite, Superior, Regular e Inferior, de acordo com o desempenho de cada indivíduo nas provas. “As avaliações se mostraram muito eficientes, permitindo promover importantes avanços para a pecuária Brahman e acelerar significativamente o melhoramento genético dos plantéis, através de ferramentas disponíveis no mercado e acessíveis aos demais produtores”, ressaltou Thiago Camargo.

 

Luciene Gazeta

Matriz da Comunicação Assessoria

(15) 3411-9669

redacao@matrizdacomunicacao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro