Pesquisador da Embrapa é o único brasileiro no Conselho Editorial de nova revista científica internacional

18.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Elíbio Rech, é o único brasileiro escolhido para compor o Conselho Editorial da nova revista científica Agriculture & Food Security, que começa a circular eletronicamente em 2012. A publicação faz parte da editora do Reino Unido, BioMed Central, pioneira no modelo de publicação de acesso aberto (disponibiliza o artigo logo após a publicação), que reúne mais de 200 publicações das áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. O Conselho Editorial da nova revista reúne cientistas de 15 países além do Brasil: Reino Unido, Israel, Cuba, Estados Unidos, Egito, Canadá, Índia, Arábia Saudita, México, Quênia, Venezuela, França, Marrocos, África do Sul e China.

A Agriculture & Food Security é uma revista de acesso aberto, cujo foco é o desafio da segurança alimentar global. Por isso, os artigos devem abordar pesquisas relacionadas à segurança alimentar voltadas, principalmente, à agricultura sustentável e iniciativas locais, regionais, nacionais e mundiais em prol de sistemas inovadores para produção de alimentos.

O escopo da revista prioriza os seguintes tópicos: ciências agrícolas e ambientais, incluindo genética e ecologia de sistemas; criação de animais, pesca e ciência das plantas; alterações globais, biodiversidade, climatologia e estresses abióticos; tecnologia de alimentos e balanceamento de produtos agrícolas em alimentos, rações, fibras e combustível; economia; ciências da informação; estratégias para a implementação de novas políticas e práticas de saúde pública relacionadas à segurança alimentar e nutricional

A novidade é que, apesar de ser composta de artigos científicos, a Agriculture & Food Security não tem como público-alvo principal os pesquisadores, mas sim os agricultores, profissionais de saúde pública e políticos responsáveis pela tomada de decisões, além do público em geral.

Segundo Rech, é um privilégio compor o Conselho Editorial da nova publicação que vai reunir pesquisas de ponta numa área de vital importância como a segurança alimentar. “Publicações online de acesso aberto significam disponibilizar pesquisa de alta qualidade nas áreas de agricultura e segurança alimentar para o mundo todo, sem ônus. É, sem dúvida, mais um passo determinante para a popularização global da ciência e da tecnologia”, afirma o pesquisador.

A revista Agriculture & Food Security já está aceitando a submissão de artigos.

Mais informações pelo endereço:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025