Secretário da Agricultura da BA discute sustentabilidade da agropecuária com centenas de produtores de Miguel Calmon
O engenheiro agrônomo Walter dos Santos Soares Filho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será homenageado no dia 8 de agosto, em Cordeirópolis (SP), pela Vivecitrus – Organização Paulista de Viveiros de Mudas Cítricas.
Walter foi escolhido em reconhecimento à sua dedicação à citricultura. A homenagem será entregue no Centro Apta Citros Sylvio Moreira durante o XIX Dia do Viveirista, evento anual dedicado às questões do setor citrícola e direcionado aos produtores de mudas, citricultores, pesquisadores e estudantes. O prêmio foi instituído em 2001. “Todos os anos, a Vivecitrus homenageia um profissional que se destaca no setor agrícola, um profissional que faz a diferença e muito contribui para a competitividade do setor. É com grande satisfação que a Vivecitrus vem prestar-lhe uma homenagem pelos anos dedicados ao desenvolvimento do setor citrícola”, disse o presidente da Vivecitrus, Ricardo F. Krauss, em correspondência oficial.
Doutor em Agronomia (área de concentração Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, o pesquisador também foi convidado para proferir a palestra “Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura – novas variedades: copas e porta-enxertos”. Já o pesquisador Eduardo Augusto Girardi vai apresentar a palestra “Desempenho de combinações copa e porta-enxerto de citros em viveiro protegido”.
Premiações
Para o pesquisador, a homenagem é o reconhecimento de um trabalho em equipe, compreendendo diversos colaboradores, desde pesquisadores a operários rurais, estudantes de diversos níveis e citricultores, estes especialmente envolvidos nas etapas finais do desenvolvimento de variedades. “Frutos de um grande esforço coletivo, os resultados que ora se delineiam, importantes para a sustentabilidade da citricultura brasileira, não seriam alcançados sem a necessária fé, determinação e identificação de objetivos bem definidos”, afirma.
Ao longo de 38 anos de carreira, o pesquisador acumula outros prêmios. Os mais recentes são: Personalidade Destaque da Citricultura Baiana, conferido pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura da Bahia (2011); Pesquisador de Destaque da Embrapa, Premiação por Excelência (ano-base 2010), área de atuação: Melhoramento Genético de Citros; Premiação Nacional de Equipes (ano-base 2008), conferida pela Embrapa, na categoria Parceria, como líder do projeto “Procedimentos convencionais e biotecnológicos na criação e seleção de variedades de citros, com ênfase em porta-enxertos adaptados a estresses bióticos e abióticos”; Premiação Nacional de Equipes (ano-base 2007), conferida pela Embrapa, na categoria Qualidade Técnica, como líder do projeto “Criação e seleção de variedades copa e porta-enxerto de citros”; e Premiação Nacional de Equipes (ano-base 2004), conferida pela Embrapa, na categoria Qualidade Técnica, como líder do projeto “Desenvolvimento e manejo de variedades de citros, com ênfase no ecossistema de Tabuleiros Costeiros”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura