Alegrete/RS inaugura duas novas lojas do Supergruppo: Super Iveco e Super Tratores New Holland
Renato Dias Baptista, professor de Administração de Recursos Humanos na Unesp de Tupã, participou da primeira edição do Congreso Ciencias Sociales Agrarias (Congresso de Ciências Sociais Agrárias), organizado pela Universidad de la República, em Montevidéu, Uruguai.
O trabalho, intitulado ‘As novas tecnologias no setor sucroalcooleiro: um estudo sobre as habilidades e competências requeridas na operação de equipamentos agrícolas’, tem como objetivo verificar como uma empresa gerencia a tecnologia.
“A questão está relacionada tanto na usina quanto no campo, mas esta pesquisa, especificamente, trata do campo: colheita, plantio, pulverização”, ressaltou Baptista. “Em síntese, o objetivo é relacionar a tecnologia com as competências necessárias para que o trabalhador seja capaz de conduzir a tecnologia”.
A pesquisa, iniciada no ano passado com apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária), contempla estudos nas áreas de tecnologia, recursos humanos e estratégias de desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, além de visitas a usinas do Estado de São Paulo para obter informações in loco.
Segundo o docente, os resultados têm sido satisfatórios, pois os dados obtidos até o momento corroboram com o que foi obtido em pesquisas bibliográficas. “A pesquisa comprova uma problemática do setor que já é apresentada na área do agronegócio e dos recursos humanos, e leva ao debate de que há uma defasagem de capacitação de mão-de-obra para operacionalização de equipamentos do setor sucroalcooleiro”.
O pesquisador ressalta que a questão de defasagem tecnológica é relativa, e pode ser encontrada em qualquer segmento e país, não exclusivamente no setor que está sendo estudado e no Brasil. Portanto, este trabalho pode ter maior alcance quanto aos problemas de capacitação da mão-de-obra.
“No caso de países da América do Sul, participantes deste congresso, relatam que há, no setor do agronegócio em geral, uma dificuldade de capacitação de mão-de-obra nas tecnologias que são utilizadas”.
O evento, que tinha como tema Desafíos y contribuiciones para el Desarrollo Rural (Desafios e contribuições para o Desenvolvimento Rural), ocorreu dias 16 e 17 de agosto.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura