Período crítico exige atenção ao manejo da leprose em citros

A leprose é uma das principais doenças da citricultura e atinge, principalmente, laranjeiras doces

07.07.2022 | 14:26 (UTC -3)
Fundecitrus
 doença exige atenção especialmente entre os meses de maio e setembro, período crítico para sua ocorrência. - Foto: CNA
 doença exige atenção especialmente entre os meses de maio e setembro, período crítico para sua ocorrência. - Foto: CNA

A leprose é uma das principais doenças da citricultura e atinge, principalmente, laranjeiras doces. Em expansão no cinturão citrícola nos últimos anos, a doença exige atenção especialmente entre os meses de maio e setembro, período crítico para sua ocorrência.

Em plantas severamente atacadas, a leprose causa queda intensa e prematura de frutos, desfolha e seca de ramos, reduzindo drasticamente a produção e a longevidade da planta.

Para conter a doença e evitar prejuízos ao pomar, a principal estratégia de manejo é manter a população do ácaro transmissor da leprose em níveis baixos, por meio da aplicação de acaricidas. É importante que seja realizado um monitoramento frequente e rigoroso do ácaro no pomar, com inspeções no mínimo quinzenais, para a detecção do aumento populacional logo no início, assim facilitando as estratégias de controle.

Também é importante que seja realizada a rotação de acaricidas com diferentes modos de ação, pois casos de populações resistentes do ácaro da leprose já foram registrados – o que torna ainda mais importante a preservação dos acariciadas eficientes disponíveis para o controle do ácaro.

Saiba mais sobre a doença e recomendações de manejo no Manual de leprose dos citros, disponível para download gratuito em https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/leprose-dos-citros/85.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024