Recorde histórico de público na Agrishow
As micro e pequenas empresas estão entre as principais responsáveis pela força dos negócios do campo. No maior estado brasileiro elas representam 87% das propriedades agropecuárias e empregam 61% da força de trabalho. Os números são do Sebrae, que está oferecendo dicas de controle financeiro para a propriedade rural durante a AGRISHOW 2012.
Durante a Feira, considerada a maior do Agronegócio da América Latina, os pequenos e micro produtores encontram informações e lançamentos de marcas de mais de 53 países. Oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas durante a feira graças à presença de quatro bancos com linhas de crédito especiais para aqueles que pretendem investir no crescimento dos negócios.
O Banco do Brasil tem linhas de financiamento focadas na agricultura familiar, a exemplo do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que financia projetos que geram renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com juros de 1 a 2%. O banco é também o único a oferecer crédito do FEAP - Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, com as linhas dos programas Pro-Trator e do Pro-Implementos. Essas linhas oferecem juros zero para produtores rurais adimplentes e garantem preços mais baixos por conta de uma parceria com fabricantes de máquinas e implementos.
Na abertura da AGRISHOW, na última segunda-feira (30), o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou a ampliação do programa Pró-Trator para médio produtor rural e aumento do prazo de pagamento de cinco para seis anos, além da criação do programa Pró-Implemento. Ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o programa prevê até R$ 150 mil de financiamento para compra de implementos agrícolas.
Além do Banco do Brasil, o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES disponibiliza o Cartão BNDES para micro, pequenos e médios empresários. O limite de crédito chega a R$ 1 milhão, com prazo para pagamento de até 48 meses e taxa de juros de 0,97% ao mês com prestações fixas.
Pela primeira vez na Agrishow, os visitantes podem encontrar em um único espaço insumos, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, peças, máquinas portáteis, motores, produtos veterinários, lubrificantes, entre outros. Trata-se do Shopping Rural, iniciativa inédita comandada pela Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais), em parceria com a Credicitrus e a Cooperfertil.
“O objetivo do Shopping Rural é oferecer condições favoráveis de preços e gerar negócios para os pequenos produtores. Emitimos dez mil convites para os cooperados de São Paulo e Minas Gerais e estamos subsidiando o transporte para trazê-los à Agrishow”, disse José Vicente da Silva, diretor de Administração e Negócios da Coopercitrus. A expectativa é atrair mais 15 mil produtores.
Com 20 mil cooperados e atuando em mais de 500 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a Coopercitrus faturou R$ 3,5 bilhões em 2011.
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