Pecuaristas se preocupam com processo de melhoria

14.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pecuaristas que já possuem projetos implantados buscam refinamento técnico para aumentos de rentabilidade.

A sabedoria popular já dizia que quem tem fazenda vive fazendo, ou seja, o trabalho nunca acaba numa propriedade rural. Este tipo de iniciativa se dá por conta das constantes inovações tecnológicas do setor, onde a todo momento se quebram paradigmas.

Cientes disso e de olho nas oportunidades para a melhoria dos processos, é que alguns pecuaristas buscam o aprimoramento técnico, como é o caso das Fazendas Santa Emília de Paranaíba/MS e Guadiana de Martinópolis/SP, ambas assessoradas por André Aguiar, engenheiro agrônomo e consultor da Boviplan, que visita as propriedades regularmente.

A Fazenda Santa Emília esta na fase final da estação de monta, o objetivo atual é obter incremento nos índices reprodutivos, e isso será possível com a melhora na condição corporal das matrizes em relação ao ano anterior, por isso o foco das ações de Aguiar está no aprimoramento do manejo das pastagens, especialmente no tocante aos níveis de lotação de pastagens. “Acreditamos que com a otimização do uso desse recurso, o mais barato que temos disponível na fazenda, daremos a oportunidade para o rebanho da Santa Emília expressar o seu potencial e colher uma safra maior de bezerros”, explica Aguiar.

A próxima visita de Aguiar à Santa Emília ocorrerá em meados de maio, pois será época de identificação de prenhez, método realizado pela apalpação, onde então será definido o destino das matrizes primíparas, explica o consultor da Boviplan “neste ano nós descartaremos todas as multíparas vazias, daremos uma nova chance apenas paras as primíparas”.

Na Fazenda Guadiana, Martinópolis/SP, o consultor da Boviplan acompanha desde a implantação de pastagens até instalação de infraestrutura. Na última as atividades foram bem intensas, segundo Aguiar, “nesta última visita definimos a nova alocação dos currais e casa de vaqueiro, a fim de melhorar a logística dentro da propriedade”. Outro item fundamental para facilitar o manejo dos animais e reduzir o tempo de trânsito dentro da fazenda é o uso de corredores, na Guadiana novos corredores foram projetados e no momento estão em construção. “Além da redução do tempo com a condução dos lotes dentro da fazenda, os corredores permitem a otimização da mão de obra e reduz o risco com acidentes, tanto dos animais como dos funcionários”, avalia o consultor da Boviplan.

André Aguiar avalia que sempre há o que pode ser melhorado e que se o produtor deixar de fazê-lo estará perdendo dinheiro, “você pode até dizer que algo é muito bem feito na sua propriedade e que isso ocorre há 10 ou 15 anos com sucesso, mas se você podia ter feito alguma melhora e não o fez, significa que há 10 ou 15 anos você deixou de melhorar a sua rentabilidade, ou seja, deixou de ganhar”.

Ana Paula Ribeiro

Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

19 34348188 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025