A força da agropecuária brasileira
No Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), o espaço de 3,5 mil metros quadrados coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), na 35ª Expointer, com 191 estandes, que juntos contemplam cerca de 12,5 mil famílias de 206 cooperativas, os bons números da feira já são comemorados. Do primeiro dia 25/08) até o encerramento neste domingo (2) da feira, as agroindústrias e cooperativas expositoras comercializaram R$ 1,25 milhão - superando a marca de R$ 1,05 milhão registrada no ano passado.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, as novidades presentes nesta edição, como o aumento do Pavilhão em mais mil metros quadrados, o acréscimo de 22 estandes e a criação das Praças da Cachaça e dos Orgânicos, contribuíram para o avanço. "O Pavilhão da Agricultura Familiar é o mais visitado da Expointer. Neste ano, a grande maioria dos estandes superou a venda feita na Feira passada", adiantou Pavan.
Para a próxima edição, contando com o novo pavilhão que medirá sete mil metros quadrados, o dobro desse já existente, os indicadores com certeza serão maiores ainda", afirma o secretário.
O diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, José Batista, também destacou o salto de qualidade dos produtos oferecidos: "A apresentação e a qualidade dos produtos melhora a cada ano. A parte das cozinhas típicas também teve avanço, mas deixa a expectativa de mais espaço e conforto para a estrutura que será montada na próxima edição da Expointer", afirmou.
Para o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, Ricardo Fritsch, o balanço poderia ser ainda melhor se não fossem os dias de chuva: "Os resultados se devem à qualidade e à qualificação dos expositores. Comercializamos o máximo que o espaço e o clima permitiram".
Responsável pela organização do Setor do Cooperativismo, uma das novidades do Pavilhão, o diretor Gervásio Plucinski comemorou a iniciativa: "A criação deste espaço foi muito positiva. Reunir as cooperativas contribui para a visibilidade destas organizações".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura