Programa DuPont Colheita Farta na TV chega até o Mato Grosso, na Fazenda Sossego
"É por meio da suplementação que se corrige as deficiências nutricionais observadas pelo grande uso de determinado alimento, como as pastagens", explica Aliomar G. Silva, integrante do Comitê de Bovinos do CBNA. Esse é o tema que mobilizará a atenção dos participantes do primeiro módulo do XI Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos. O evento é uma iniciativa do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), e será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Auditório do IAC (Campinas/SP).
A programação do primeiro módulo abordará, por exemplo, o uso de minerais na sua forma orgânica, tendência que tem conquistado adeptos. Além disso, trata-se muitas vezes da alternativa preferida pelo mercado consumidor. Do ponto de vista do criador, também será discutido o uso de alimentos concentrados. "No momento em que o preço do grão sofre significativo aumento, sem perspectivas de redução em prazo razoável, a adequação do alimento, bem como a sua quantidade e tempo correto de utilização, pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo do empresário rural", esclarece Aliomar G. Silva.
Marcos Baruselli, coordenador do Comitê de Bovinos do CBNA, destaca que o módulo de suplementação incluirá uma palestra sobre os feitos da suplementação mineral proteica energética na produção de bovinos de corte em regime de pasto. Segundo ele, a apresentação irá demonstrar ao público presente no evento que existem tecnologias capazes de aumentar o ganho de peso dos animais e, consequentemente, a produção de arrobas por hectare por ano.
Além de possibilitar a lucratividade do sistema produtivo como um todo. "O ponto forte dessa palestra consiste em demonstrar os resultados zootécnicos e econômicos da suplementação alimentar de bovinos de corte em regime de pasto, confrontando-a com o sistema tradicional de produção de bovinos no Brasil, que apresenta baixa produtividade por hectare por ano (média nacional é de apenas 3,5@ / hectare/ ano)", conclui Marcos Baruselli. Inscrições antecipadas para o evento têm preços promocionais (confira no site
).
O XI Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos conta com o apoio institucional da Asbram (Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais) e Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal); e tem o patrocínio da Lallemand Brasil; Phibro Saúde Animal; Premix - Nutrição de Resultados; Sanphar Saúde Animal.
Mais informações pelo e-mail
ou telefone (19) 3232 7518.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura