Parceria quer melhoria da cultura do tomate

09.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A IHARA, por meio do Planta Forte sobre rodas (PFsr), promove um trabalho junto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e produtores rurais do Barracão do Produtor, que visa melhorar a rentabilidade da produção de tomate nas propriedades rurais.

O grupo reúne agricultores da região de Onça de Pitangui/MG. O PFsr realizou junto com os produtores do Barracão um diagnóstico que revelou um problema comum: a falta de padronização dos frutos na planta, principalmente “frutos dos ponteiros”. “O mercado exige frutos grandes e uniformes. A falta de padronização diminui a rentabilidade dos produtores, pois o mercado paga menos por esse tomate”, conta Frederico Gianasi Melo, responsável pelo PFsr com sede em Divinópolis (MG).

Após o diagnóstico, a equipe do PFsr procurou o Prof. Dr. Derly J. Henrique da Silva, da UFV – Campus Viçosa, que desenvolveu uma tecnologia inovadora denominada Sistema de Condução Viçosa. “Essa tecnologia é usada para a condução de lavouras de tomate estaqueado, e vem apresentando grandes resultados em ganhos de padrão de frutos e avanço de produtividade, com destaque para os custos que não devem ser alterados quando comparados”, explica Gianasi.

Com a parceria entre a IHARA e a instituição, dois alunos da UFV – Campus Florestal participaram diretamente do projeto, supervisionados por professores da instituição. “Acreditamos que essa parceria também contribuirá para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos envolvidos. Esse é um dos objetivos da IHARA com o PFsr: ajudar na formação de profissionais preparados para atender as necessidades dos produtores”, afirma Gianasi. O projeto conta com a participação do Prof. Adilson de C. Antônio, que junto com o Prof. Derly, irá desenvolver o Sistema de Condução Viçosa e acompanhará o trabalho com os alunos.

Sobre o Planta Forte sobre rodas

O Planta Forte sobre rodas nasceu para dar agilidade a um programa da IHARA, o Sistema Planta Forte (SPF), que desde 2003 tem como objetivo aprimorar e desenvolver modelos de gestão mais eficientes da produção agrícola a partir da experiência administrativa e sabedoria do agricultor. Esse projeto é uma forma de concretizar o compromisso da empresa em contribuir para o progresso sustentável da agricultura brasileira, descrito em sua missão.

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025