Parceria Fundação/Farsul avalia 45 cultivares de trigo

28.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Instituições preparam dias de campo para demonstrar comportamento dos materiais indicados para o Rio Grande do Sul. Resultados serão disponibilizados em fevereiro de 2010.

Uma parceria da Fundação Pró-Sementes com a Farsul possibilitou que produtores e assistência técnica tenham uma ferramenta confiável na hora de escolher a melhor cultivar de trigo para a sua região. Desde a safra 2007/08, a Fundação Pró-Sementes vem realizando ensaios com as variedades de trigo registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), indicadas para o Rio Grande do Sul. Os testes são realizados em campos experimentais instalados nos municípios de Vacaria, Passo Fundo, Júlio de Castilhos, Santo Augusto, Lavras do Sul e Cachoeira do Sul e os resultados, disponibilizados aos produtores.

O assessor do Conselho Diretor da Fundação Pró-Sementes, engenheiro-agrônomo Rui Colvara Rosinha, lembra que o objetivo principal desses ensaios é o de fornecer informações técnicas sobre cada cultivar, auxiliando o produtor na tomada de decisão. Os resultados começam a se tornar a base de informação técnica. "Por informações que temos obtido, a pesquisa tem começado a se tornar uma ferramenta de tomada de decisão de produtores na escolha de cultivares para seu uso, o que nos anima a continuar nessa batalha de aumento da produtividade", frisa.

Já está confirmada a manutenção da parceria com a Farsul, já que uma das metas da nova diretoria da entidade é o investimento em tecnologia. "Esses ensaios são uma fonte de informação para alavancar a tecnologia. Os ensaios de trigo estão o campo, se aproximando da época de colheita e já estamos desenvolvendo a programação dos dias de campo", explica.

São 45 cultivares de trigo com diferentes ciclos que atualmente estão a campo, em cada um dos seis municípios. São 25 cultivares de ciclo precoce e semi-precoce, dentro de três repetições, totalizando 75 parcelas e 20 de ciclo médio, com três repetições totalizando 60 parcelas. Em todos os locais, exceto Vacaria, as variedades foram plantadas em duas épocas diferentes. "Isso vai refletir em qual das duas épocas a cultivar apresenta melhor potencial", observa o técnico agrícola da Fundação Pró-Sementes, Cristiano Büchling. A colheita deve iniciar em breve e os resultados dessa safra de trigo começam a ser disponibilizados em nos primeiros dias de março de 2010.

Daiane Colla

Jornalista

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025