Parceria Fepagro e Embrapa avalia manejo de culturas de trigo e soja

22.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Gontarski Speranza

Uma parceria entre a Fepagro Nordeste (Vacaria) e a Embrapa Trigo deve contribuir para melhorar o manejo das culturas de trigo e soja no Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é definir estratégias de manejo regionalizadas para manutenção da viabilidade técnica e econômica da sucessão de trigo e soja no sul do Brasil.

O projeto, com três anos de duração, começou com o diagnóstico das demandas regionais, no último trimestre do ano passado. Nos próximos meses, será iniciado o cultivo das variedades de trigo no campo experimental da Fepagro Nordeste. Serão contemplados vários genótipos (variedades hereditárias) da cultura, com diferenças de ciclo de plantação. A intenção é ajustar os genótipos com a semeadura da soja para tentar minimizar a redução da produtividade com o retardamento da colheita do trigo para os produtores.

No inverno, também será realizada a descrição fenológica de cultivares de trigo para o refinamento das informações agronômicas. O objetivo é melhor caracterizar os cultivares para subsidiar os agricultores com informação mais confiável. O projeto continua no verão, com o cultivo de soja. Naquele período, serão testados diversos genótipos de soja nos campos anteriormente ocupados pelo trigo.

O cronograma das atividades foi definido numa reunião ocorrida segunda-feira (19), na Fepagro Nordeste, entre pesquisadores da instituição e da Embrapa Trigo. Participaram da reunião os pesquisadores Jacson Zuchi, Rogério Ferreira Aires e Marcelo Toigo, além do técnico agropecuário Giandro Duarte Teixeira, pela Fepagro. Da Embrapa Trigo, estiveram presentes os pesquisadores João Leonardo Pires e Ricardo Lima de Castro.

O projeto de estratégias de manejo regionalizadas da sucessão de trigo e soja no sul do Brasil é coordenado pela Embrapa e será realizado também em Santa Catarina e Paraná.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025