Diferente do levantamento nacional no Tocantins a estimativa continua de crescimento da safra de grãos
O Sistema Farsul-RS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (SENAR-RS), em parceria com a Bayer CropScience promoverá 200 palestras para 10 mil produtores, trabalhadores rurais e seus familiares sobre o uso seguro e adequado de defensivos agrícolas e a exposição ao sol, ao longo de 2015. Essa é a proposta do Campo e Saúde, novo programa da instituição, lançado durante a Expodireto Cotrijal 2015 e que conta com a parceria da Bayer CropScience e apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul.
As duas frentes serão abordadas em palestras de três horas, pelo SENAR-RS em que serão explicados o manuseio, transporte e armazenamento correto de defensivos agrícolas, riscos à saúde do trabalho a céu aberto sem proteção, doenças de pele e seus sintomas e tratamentos. Ao final da palestra, cada participante receberá um kit, composto por um boné árabe, protetor solar, protetor auricular e óculos de proteção. A Casa Rural, Centro do Agronegócio estará promovendo a mobilização do público beneficiado por meio dos Sindicatos Rurais conveniados a Farsul.
O projeto surgiu a partir da grande procura por cursos do SENAR-RS relacionados à saúde em 2014. No último ano, o curso mais solicitado foi o de Aplicação Correta e Segura de Agroquímicos, com 420 edições realizadas. Além disso, cerca de 20 mil trabalhadores e produtores rurais participaram das palestras sobre Saúde e Qualidade de Vida, que tiveram como temas alimentação, saúde da mulher rural e zoonoses.
Dados preocupantes sobre o câncer de pele (relacionado com a exposição ao sol sem proteção) no Rio Grande do Sul também motivam a mobilização do SENAR-RS. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Estado é o terceiro no número de casos entre homens: por aqui, a cada 100 mil habitantes - praticamente a população de Bento Gonçalves ou Erechim, por exemplo - 160 são acometidos pela doença. Apenas Rio de Janeiro e Santa Catarina têm índices maiores. Em todo o Brasil, em torno de 182 mil novos casos de câncer de pele devem surgir em 2015.
Na avaliação do presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, esse tipo de parceria viabiliza a transformação de ideais em projetos concretos. “Na agricultura, não fazemos nada sozinhos. A Farsul e a Bayer CropScience somam forças para oferecer ao campo orientação sobre como usar bem as tecnologias que nos ajudam a produzir mais e melhor”, comenta Sperotto.
O roteiro de atendimento do projeto Campo e Saúde será definido pelo SENAR-RS, a partir de pedidos de sindicatos de produtores e trabalhadores rurais de todo o Estado. Profissionais da área da Saúde foram capacitados pela instituição e serão responsáveis por ministrar as palestras de março a novembro de 2015. O SENAR-RS tem o compromisso de transmitir informações relevantes e de forma gratuita a produtores e agricultores gaúchos.
Conforme Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer CropScience, esses treinamentos estão alinhados perfeitamente com a proposta da empresa em levar ainda mais conhecimento ao campo. “Nosso papel vai além de colocar uma tecnologia de alta performance nas mãos dos agricultores, também podemos contribuir mostrando caminhos para o melhor uso dessas inovações”, diz Adriana.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura