Raízen lança programa inédito de relacionamento com fornecedores de cana
Nesta terça-feira (04), a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, assina um protocolo de intenções com a Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), durante a realização do 28° Seminário Cooplantio, realizado no Centro de Convenções do Hotel Serrano, em Gramado/RS. A parceria entre as instituições estabelece ações de cooperação técnica para o desenvolvimento e disponibilização de tecnologias com ênfase na diversificação da matriz produtiva regional.
Caberá à Embrapa a elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia para aumentar a competitividade dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária. Para isso, a Empresa vai programar ações de transferência de tecnologias destinadas às cadeias produtivas apoiadas pela Cooplantio, especialmente para fortalecer a adoção de boas práticas agrícolas na produção de alimentos, fibras e energia em bases sustentáveis. Já, a Cooperativa acordará em eventuais planos de trabalho, oferecendo apoio necessário ao desenvolvimento das atividades planejadas, assim como, as duas Instituições se responsabilizam em multiplicar e distribuir os materiais genéticos disponibilizados nesta parceria, obedecendo as normas internas de ambas as Organizações quanto à propriedade intelectual.
Segundo o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Sergio Renan Alves, a cooperação técnica entre a Cooperativa e a Empresa terá foco na área de Grãos. " A Cooplantio vem trabalhando fortemente com as culturas do arroz, soja, sorgo, entre outros, e a Embrapa vai estabelecer planos de ação para esta finalidade", informou.
A Cooplantio trabalha no Estado com mais de 30 mil sócios, especialmente aos ligados aos municípios da região de Fronteira do RS.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura