Simpósio de Cana-de-açúcar Esalq

03.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

O objetivo central deste aguardado painel será explorar ao máximo a realidade da produção sucroalcooleira brasileira, debatendo vulnerabilidades e colocando uma visão mais crítica sobre o atual ponto produtivo alcançado. Para Demattê nossa infraestrutura ainda pode ser considerada precária. “As principais causas que estão impactando neste crescimento são a mecanização da lavoura em larga escala sem os devidos cuidados necessários; e também o abandono parcial ou total das boas práticas fitossanitárias da lavoura, além das alterações climáticas e aumento de custo de produção”, comenta o especialista.

Outro fator importante são os gargalos existentes no crescimento horizontal, devido aos altos custos na instalação de uma lavoura e montagem do complexo agrícola. Já no crescimento vertical, pode-se observar o aumento dos custos de produção, como o aumento de arrendamentos e insumos, assim como a redução do valor do produto.

Quando o assunto é mercado, Demattê explica, “Vejo a necessidade de se quebrar a relação com o governo federal, principalmente quando falamos sobre álcool e energia, geradora do bagaço e palha, caso contrário, o sistema não deslanchará. Quanto ao álcool 2G, apesar de ser a principal aposta nacional para aumentar a oferta do produto sem que seja preciso elevar a área plantada de cana-de-açúcar, há certo vislumbre haja vista as novas pesquisas”, adianta.

O VI Simpósio: Tecnologia e Produção de Cana de Açúcar é promovido em parceria pela Escola Superior de Agricultura (ESALQ), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) e pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), sendo palco para a difusão de conhecimento prático e técnico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área.

A palestra “Crescimento Horizontal e Vertical na Cana-de-Açúcar” acontece no dia 11 de julho, às 14h45min, na UNIMEP, em Piracicaba/SP. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho.

Inscrições e Informações: FEALQ

Telefone: (19) 3417-6604 - Maria Eugênia:

|

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro