Minas Gerais vacina contra aftosa em novembro
A palma é uma cactácea originária das regiões áridas do continente americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em países como a Espanha, Itália e em toda Europa, assim como na África, Ásia, Oceania e América do sul.
O Brasil, apesar de possuir uma das maiores áreas de palma plantada do mundo, com mais de 600.000 hectares cultivados, ainda tem certa resistência na utilização dessa cultura que se adapta as condições adversas da seca.
O Professor da UFPB Divan Soares destacou em sua palestra que a palma é uma cultura que pode ser explorada de várias maneiras como: produção de energia, alimentação animal e humana, produção farmacêutica e de cosméticos. "Precisamos buscar uma forma de conviver com a nossa realidade regional, a palma e as demais cactáceas atendem a esses requisitos", disse.
Um dos participantes do evento, Carlos Dantes, veterinário da cidade de Cruz das Almas/BA, relatou que já existem produtores no interior do seu Estado que comercializam a palma em feira livre, até mesmo cortada em cubos.
Em países como o México é comum a utilização da palma na alimentação humana, não sendo consumida na alimentação animal. "Temos na televisão concurso de culinária com a palma, isso incentiva as pessoas a criarem novos partos com a planta", destacou o Professor Joel Corrales, da Universidade Autônoma de Chapingo.
Nesta quinta-feira (29/10), dando continuidade as atividades do Congresso os participantes visitarão os campos de produção de palma no município de Juazeirinho, PB, que tem se destacado no cultivo dessa cultura.
Mais de 300 participantes de todo país, incluindo estudantes, pesquisadores e produtores rurais, estão reunidos em Campina Grande,PB desde segunda-feira, 26, discutindo as Potencialidades e Inovações para o Desenvolvimento Sustentável. Com esse tema palestrantes apresentam alternativas de desenvolvimento para as regiões semi-áridas, a partir da palma e outras cactáceas.
Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – FAEPA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR PB, Universidade Federal da Paraíba – UFPB e o Instituto Nacional do Semi-árido – INSA o Congresso visa promover o acesso aos avanços científicos alcançados nestes dois últimos anos, em decorrência do VI Congresso de Internacional de Palma e Cochonilha que aconteceu em João Pessoa em 2007.
O lançamento do livro “Culinária – Tudo com o broto da palma” da professora mestre Ione Alves Diniz aconteceu terça-feira (27/10), às 10h30min, durante as atividades do Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas, que acontece ate o dia 28, no Garden Hotel, em Campina Grande-PB.
O livro reúne uma coletânea de receitas padronizadas elaboradas pela professora ao longo de cinco anos de pesquisas com a culinária da palma. Ione destaca em sua obra a importância da planta na alimentação humana e os benefícios que a palma vem trazendo para a população do Semi-árido paraibano e de todo o Nordeste.
Ione é professora do Centro de Ciências Agrárias – UFPB/CCA - campus de Areia e ministra aulas no curso de Agronomia.
Vale a pena lembrar que durante todo o congresso a professora Ione esta no stand do Sistema Faepa-Senar com degustação dos seus produtos feitos a base da Palma como: sorvetes, salpicão, mousse, sucos, entre outros.
Eudete Petelinkar e Poliana Queiroz
Assessoria do Congresso
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura