Syngenta debate presente e futuro do tratamento de sementes

29.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Syngenta realiza de segunda a quarta-feira (dias 3, 4 e 5 de junho), em Itupeva e Holambra, no interior paulista, o 1º Encontro de Seedcare Leaders. Esta primeira edição do evento, que terá periodicidade bianual, é voltada a aproximadamente 100 convidados, sobretudo proprietários de sementeiras. A proposta da empresa é que o tema tratamento de sementes seja apresentado, debatido e difundido por seus especialistas, influenciadores técnicos e comunidade científica. A programação inclui comunicações de parte de suas lideranças, como Láercio Giampani, presidente Brasil, Karsten Neuffer, diretor Global de Seedcare, Fabián Quiroga, diretor de Seedcare para a América Latina, e Johnny Weissenberg, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.

A Syngenta é líder de mercado neste segmento desde 2012. “A intenção é que o Encontro seja reconhecido como um fórum permanente sobre um tema que adquiriu importância estratégica para a agricultura contemporânea. Para o produtor, o tratamento de sementes gera valor, conveniência e diminui os impactos ambientais ao reduzir a quantidade necessária de defensivos por hectare e o contato dos trabalhadores com esses produtos”, afirma Fabián Quiroga, responsável pela apresentação inicial do evento e pela palestra O negócio de tratamento de sementes no Brasil.

As pesquisas da Syngenta com tratamento de sementes estão atreladas à sua estratégia de negócios, pensar como o agricultor e antecipar suas necessidades. Nesse sentido, a empresa desenvolve, desde 2009, um programa que prevê que esse processo ocorra cada vez mais em ambientes profissionais. “Até 2010, no Brasil, o tratamento de sementes para a cultura da soja correspondia a 2% da área total. No ano passado, por causa da atuação da Syngenta, esse número saltou para 30%”, explica Quiroga. “O objetivo, agora, é atuar junto aos 70% restantes, além de outras culturas, mas sem deixar de atender aos interesses dos produtores que ainda realizam o processo de tratamento em suas propriedades rurais.”

A programação de palestras, da qual participam ainda consultores e pesquisadores das áreas de nematologia, entomologia e fitopatologia, será desenvolvida nos dois primeiros dias do encontro, em Itupeva. No terceiro dia (5), os participantes seguem para o Instituto Seedcare da Syngenta, em Holambra (uma entre as dez unidades que formam a Rede Global Seedcare Institute Syngenta), para uma visita monitorada pelas instalações.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro