Pesquisador faz recomendações para garantir aplicação eficiente

17.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

A tecnologia de aplicação se não for feita com eficiência pode ser um dos fatores restritivos à produtividade de soja. Nesta fase da lavoura, produtor rural e equipe devem concentrar máxima atenção no momento de utilizar os pulverizadores. O cuidado com a manutenção e calibração dos pulverizadores, a escolha de pontas e volume de calda são as principais recomendações de especialistas no assunto.

“As técnicas de aplicação devem evoluir com a cultura, visto que o tamanho das gotas e o volume aplicado devem ser ajustados de acordo com o crescimento das plantas e a modificação de sua arquitetura”, explica Ulisses Antuniassi, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu/SP, um dos palestrantes do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2008 que começará nesta quarta-feira (19/11).

Fazer as aplicações no momento certo é, conforme Antuniassi, imprescindível para alcançar ótimos resultados de produção. O pesquisador afirma que produtor e equipe devem seguir as recomendações agronômicas do produto escolhido. No caso de fungicidas para ferrugem, Antuniassi recomenda as aplicações preventivas.

Outra indicação do pesquisador é ajustar as técnicas de aplicação de acordo com as condições climáticas. “Em condições favoráveis as gotas mais finas podem ser recomendadas, em conjunto com o volume mais baixo, mas em condições adversas as gotas devem ser maiores, assim como o volume deve ser aumentado”.

Mas se o clima não ajudar, deve-se aumentar o tamanho das gotas e o volume de aplicação. Antuniassi destaca ainda que se as condições climáticas se tornarem extremas deve-se interromper as aplicações.

Participantes do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2008, receberão informações do pesquisador Antuniassi de como garantir rendimento operacional das aplicações. “Há técnicas que possibilitam fazer aplicação em mais hectares em menos tempo”. Outro ponto importante da palestra de Antuniassi será a análise das possibilidades de uso dos adjuvantes para a melhoria na qualidade das aplicações.

Evento – O Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2008 é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT e da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Aprosoja. Principais municípios produtores do estado receberão a equipe técnica formada por pesquisadores de renome nacional. O evento começa na próxima sexta-feira (19) e vai até 28 de novembro. As inscrições para participar do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja 2008 são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Mais informações no www.fundacaomt.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro